logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

Guia do Estomizado

Capa e contracapa da edição impressa do Guia do Estomizado

Apresentação

Caro Internauta,

Sempre acreditamos que uma das partes mais importantes do trabalho da Federação Gaúcha de Estomizados é a divulgação de informações para seus membros, seus familiares e cuidadores. Com esse objetivo, temos realizado periodicamente cursos de capacitação em estomias na sede da entidade, conduzidos pelos melhores profissionais da área, e lançamos, há alguns anos, uma brochura entitulada Ostomizado: Redescobrindo a Vida Saudável, com ampla distribuição.

Desejávamos aprofundar esse trabalho, oferecendo informações mais abrangentes em linguagem facilmente acessível. Várias pesquisas foram feitas e, depois de contato com a United Ostomy Association (UOA, atualmente United Ostomy Associations of America, UOAA), obtivemos permissão para utilizar três brochuras publicadas por aquela entidade, Colostomy Guide ("Guia de Colostomia"), Ileostomy Guide ("Guia de Ileostomia") e Urostomy Guide ("Guia de Urostomia"). Fundindo esse material e adaptando-o às necessidades e dúvidas mais freqUentes de nossos associados, elaboramos este Guia do Estomizado.

Tratamos aqui de uma ampla gama de questões essenciais: o que são as estomias, quais os tipos, quais os equipamentos necessários a cada tipo. Examinamos os problemas que as estomias podem apresentar, suas possíveis causas e as soluções mais prováveis. Encontrar-se-ão dicas importantes sobre a melhor utilização dos equipamentos, a irrigação e as viagens. Nos capítulos "Vivendo com uma Estomia" e "Aos Pais de Crianças Estomizadas", examinamos dúvidas comuns a respeito de vestuário, sexo, alimentação, trabalho e como explicar as estomias, seu funcionamento e cuidados a crianças e adolescentes. Por fim, no "Glossário", estão as definições de termos importantes para a compreensão do texto, sobretudo expressões médicas que poderiam suscitar dúvidas ao leitor pouco afeito à linguagem dessa área.

Desejamos a todos uma leitura agradável e instrutiva. Caso o desejem, poderão enviar-nos suas apreciações, sugestões e correções através de nosso e-mail ou para nossa sede, localizada na Rua dos Andradas, 1560, sala 803, 8º andar, Galeria Malcon, Centro, CEP 90020-007, Porto Alegre/RS.

Izaac Fernandes
Presidente da FEGEST

Fontes:

Colostomy Guide (UOA, 2004), revisado por Jan Clark, RNET, CWOCN, e Peg Grover, RNET.

Ileostomy Guide (UOA, 2004), revisado por Jan Clark, RNET, CWOCN.

Urostomy Guide (UOA, 2004), revisado por Jan Clark, RNET, CWOCN, e Helen DuBois, RNET.

Tradução e adaptação: Rogério Gonzalez Fernandes

Revisão técnica: Enfermeiro Estomaterapeuta Aldírio dos Santos Medeiros - COREN/RS nº 38335

Sumário

1 Introdução

2 As Estomias

3 O Sistema Digestivo Normal

4 O Sistema Urinário Normal

5 Tipos de Colostomias

6 Tipos de Ileostomias

7 Tipos de Urostomias

8 Cuidando das Estomias

9 Complicações com as Estomias

10 Vivendo com uma Estomia

11 Aos Pais de Crianças Estomizadas

12 Glossário

 

1 Introdução

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST