logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

Guia do Estomizado

1 Introdução

Uma estomia é uma cirurgia salvadora de vidas que capacita uma pessoa a gozar de uma ampla gama de atividades, incluindo viagens, esportes, vida familiar e trabalho, muito embora possua um estoma e tenha de usar uma bolsa.

O estoma é uma abertura cirurgicamente criada (ou não) que permite a saída de fezes ou urina, facilitando a função do aparelho digestório ou urinário. A estomia pode ser feita no intestino grosso (colostomia), no intestino delgado (ileostomia) ou nas vias urinárias (urostomia).

A cirurgia que leva à criação de um estoma é realizada por causa de várias doenças e de condições diferentes. Algumas estomias são feitas em razão de um câncer maligno ou de outras enfermidades. Em crianças, podem ser realizadas por causa de defeitos de nascença. As estomias podem ser temporárias ou permanentes. Alguns estomas podem parecer grandes, outros pequenos. Alguns ficam no lado esquerdo do abdômen, alguns ficam no direito, enquanto outros se localizam no meio.

Pense na função da sua estomia como se fosse um movimento natural do intestino. Você ainda tem o mesmo intestino, ele apenas está um pouco menor. A verdadeira mudança é ter um movimento intestinal a partir de uma abertura feita no abdômen. Aprender a cuidar de sua estomia ajudará você a adaptar-se à circunstância de ser estomizado.

Existem várias maneiras de cuidar da sua estomia. As estomias são diferentes umas das outras e o mesmo ocorre com os cuidados. Este livreto oferece sugestões e idéias para tomar conta de uma estomia. Por favor, leia atentamente as páginas seguintes. O glossário que incluímos ajudará a explicar os termos técnicos - use-o como um guia, não como um livro-texto. Não deixe de discutir as idéias com um médico ou com uma enfermeira estomaterapeuta (que a partir de agora chamaremos enfermeira de estomia) e então as adapte à sua situação.

Existem muitos modos de obter uma compreensão mais profunda a respeito da sua vida com uma estomia. Este guia lhe fornecerá fatos úteis. Seu médico, sua enfermeira de estomia ou outras enfermeiras são fontes importantes de informação e apoio. Uma fonte de ajuda especial para a sua adaptação é o visitador estomizado. O visitador é uma pessoa que sofreu uma cirurgia de estomia. Ele está bem qualificado para responder as suas perguntas e compartilhar dicas sobre a vida com uma estomia.

Integrar um grupo de apoio para estomizados também pode ajudar. Um grupo de apoio permite que você partilhe seus sentimentos e faça perguntas. Também permite que você divida o sucesso de sua adaptação com outros que possam necessitar do benefício de sua experiência. Se você gostaria de receber um visitador, tornar-se um visitador ou fazer parte de um grupo de apoio, peça indicações ao médico, à enfermeira de estomia ou a outras enfermeiras.

<-- Apresentação | 2 As Estomias -->

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST