logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

Gravidez com um estoma

Uma mulher com estomia pode engravidar?

Uma mulher com estomia pode levar uma vida completamente normal e, claro, pode engravidar, embora seu médico certamente recomende esperar um período de um a dois anos após a cirurgia para uma cura adequada e para suportar o estresse causado pela gravidez.

É muito importante que a paciente estomizada consulte seu médico de família para se certificar de que sua saúde esteja ótima; na verdade, dependendo do tipo de estoma, o médico provavelmente irá sugerir um exame de ultrassom pela ginecologia para avaliar se há cicatrizes ou aderências que possam ter alterado as tubas uterinas, que são os tubos contráteis que conectam os ovários ao útero, local onde ocorre a fertilização.

Já durante o período de gestação, é recomendado que um especialista analise as mudanças que ocorrerão ao longo das 40 semanas de gravidez.

Isso porque o crescimento do abdômen pode modificar o tamanho do estoma e causar problemas na adaptação da bolsa de estomia; o estoma pode mudar de lugar e o paciente pode até sofrer retração ou prolapso (deslocamento de órgãos).

Deve-se manter maior controle no caso de gestantes com ileostomia porque o risco de obstruções é maior, pois o aumento da circunferência abdominal pode colocar pressão no útero, causar dor ou cólica e o ritmo de evacuação pela ileostomia pode parar. Nesse caso, a gestante deve consultar o médico imediatamente.

Gestantes estomizadas devem medir o tamanho do orifício com frequência e utilizar material recortado para melhor adaptação da bolsa ou placa adesiva ao estoma; pode ser necessário experimentar diferentes dispositivos até encontrar aquele que melhor se adapte às suas necessidades.

Como toda gestante, sugere-se manter uma alimentação saudável, com peso adequado, distribuir as refeições entre quatro e seis porções ao dia, comer devagar, mastigar bem os alimentos e beber bastante líquido para evitar infecções urinárias, formação de cálculos renais e prisão de ventre.

Obviamente, o cigarro e o álcool são contraindicados durante a gravidez e recomenda-se tomar cuidados extremos com a higiene e procedência dos alimentos consumidos.

Para complementar a dieta, o médico certamente prescreverá a ingestão de ferro, cálcio, vitamina D e ácido fólico.

A paciente estomizada e gestante não deve se preocupar se sentir pontapés no estoma, pode ser uma sensação estranha, mas não causará nenhum dano.

O parto da mulher estomizada pode ser vaginal ou cesáreo, assim como o da mulher sem estomia. A forma como você decide dar à luz seu bebê dependerá das instruções do seu médico.

A amamentação também não é um problema para as mulheres estomizadas.

Definitivamente, nesse tipo de caso, a vigilância durante a gravidez deve ser detalhada; portanto, antes de decidir engravidar, é altamente recomendável discutir com o ginecologista, o médico que fez a estomia e se possível com o estomaterapeuta, que certamente a ajudará a planejar a gravidez e conduzi-la a um termo feliz.

Fonte: Embarazo con un Estoma. Acesso em 17 nov. 2021.
Tradução: Rogério Gonzalez Fernandes (pela FEGEST).

 

 

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST