logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

Voltando ao trabalho com uma estomia

Um guia para a pessoa estomizada retornar à atividade

por Jeanine Gleba, Gestora de Ativismo da UOAA, e Ed Pfuell, Gestor de Comunicações

Da sala de reuniões aos canteiros de obras e longos turnos em um hospital, as pessoas que vivem com uma estomia (colostomia, ileostomia, urostomia etc.) podem trabalhar em todos os empregos imagináveis. Abraçar uma nova vida normal após a cirurgia de estomia é a chave para uma vida ativa. Para muitos, esse padrão diário significa voltar ao trabalho.

De acordo com o American College of Surgeons, uma vez que você tenha se recuperado da cirurgia, sua estomia não deve limitar seu retorno ao trabalho. O momento de seu retorno depende de sua recuperação individual e das exigências físicas de seu trabalho.

Contar a seu empregador ou colegas de trabalho é uma escolha pessoal, dependendo da sua situação de trabalho, mas alguns acham que ajuda informar os outros se você precisar de pausas frequentes ou outras adaptações. Lembre-se de que seus colegas de trabalho provavelmente não perceberão que você tem uma estomia a menos que você diga a eles.

Aqui estão algumas dicas da comunidade do Facebook e da Rede de Ativismo da UOAA.

Esteja preparado: no caso de possível vazamento, tenha uma muda completa de seus equipamentos de estomia, bem como um a muda de roupa que você posse levar para o banheiro eEm uma mochila, bolsa com zíper ou pequena bolsa de viagem que você possa guardar na sua gaveta ou armário”. Jane Ashley - editora/autora.

Conheça seus direitos: você tem direitos legais de acordo com o American with Disabilities Act e o U.S. Rehabilitation Act de 1973, que proíbem a discriminação com base no emprego. As reclamações do local de trabalho à o UOAA são raras, mas ainda ocorrem. “Todos os meus colegas de trabalho sabiam, especialmente sobre as provações e tribulações pré-operatórias. Mesmo assim, às vezes havia hostilidade e assédio”. Jacque - funcionário público aposentado.

Descarte/esvazie sua bolsa de maneira adequada: Investigue os melhores banheiros/vestiários para esvaziar ou trocar sua bolsa. Considere o uso de bolsas ou gotas de desodorizante para estomia ou spray, e sacolas plásticas para descarte. “Minha bolsa contém uma garrafa de Poo-Pourri [um desodorizador sanitário], uma Tide pen [um removedor de manchas], um sachê de desodorante lubrificante e lenços umedecidos”. Margie - Academia.

Encontre a melhor roupa para seu trabalho: considere roupas largas se ficar sentado por muitas horas, ou experimente um cinto de estoma se você tiver um trabalho ativo. Uma barreira de pele pode ser útil se você transpirar no trabalho. “Eu uso um cinto de hérnia”, Megan - Enfermagem.

Não se estresse com o ruído do estoma: se o seu estoma decidir se manifestar na próxima reunião, relaxe. Você pode ser o único que percebe. “Todos os corpos fazem sons”, Penny - Construção civil.

Hidrate-se: “Fique atento a sua ingestão de líquidos. Não se distraia e faça com que isso resulte em visita ao pronto-socorro”. Heather Brigstock - Enfermagem.

Encontre apoio: Saiba que você não está sozinho. A UOAA tem mais de 300 grupos de suporte afiliados que oferecem aconselhamento, informação e apoio.

Com alguma preparação e paciência, você logo estará confiante no local de trabalho e muitos perceberão que está com melhor saúde do que antes da cirurgia.

Fonte: United Ostomies Association of Americas (UOAA). New Ostomy Patient Guide.

Tradução e adaptação: Rogério Gonzalez Fernandes (pela Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST)

 

 

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST