logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

Cuidados com o Tubo de Nefrostomia

O que é um tubo de nefrostomia?

Um tubo de nefrostomia é um cateter (tubo plástico fino) que é inserido através de sua pele e em seu rim. O tubo de nefrostomia drena urina do seu rim em uma bolsa de coleta fora do seu corpo. Você pode precisar de um tubo para cada rim.

Por que eu poderia precisar de um tubo de nefrostomia?

Você pode precisar de um tubo de nefrostomia quando algo estiver bloqueando o fluxo normal de urina. A urina de seus rins passa através de tubos chamados ureteres. Seus ureteres estão conectados à sua bexiga. Se seus ureteres forem bloqueados por pedras ou coágulos sanguíneos, a urina ficará em seus rins e causará problemas. O tubo de nefrostomia é colocado para drenar sua urina diretamente de seus rins. Você pode precisar desse tubo se tiver uma condição como tumores pélvicos, danos ao seu sistema urinário ou câncer de próstata.

Como limpo a pele ao redor do tubo de nefrotomia e mudo o curativo?

Já que o tubo de nefrostomia sai de suas costas, você não será capaz de cuidar dele sozinho. Peça a alguém para seguir as instruções gerais listadas abaixo para cuidar do seu tubo de nefrostomia. Pergunte ao seu profissional de saúde como sua pele deve ser limpa e quais barreiras de pele e dispositivos de fixação devem usar.

Reúna os itens que você vai precisar.

o Sub-pad descartável (uso único) e uma toalha de banho limpa.
o Sabão simples, água morna e novas luvas médicas.
o Ataduras de gaze estéreis.
o Curativo adesivo transparente ou fita médica.
o Barreira cutânea.
o Dispositivo de fixação do tubo.
o Filme de pele protetor.
o Peróxido de hidrogênio e solução salina (se recomendado por um profissional de saúde).
o Medicamento para sua pele (se recomendado por um profissional de saúde).
o Saco de lixo.

Remova o curativo antigo e verifique o local de entrada do tubo.

o Faça o paciente deitar de lado com o local de entrada do tubo de nefrostomia virado para cima. Coloque o sub-pad onde ele receberá a drenagem enquanto você estiver trabalhando com o tubo de nefrostomia.
o Lave as mãos com água e sabão. Coloque novas luvas médicas.
o Remova suavemente o curativo velho e a barreira da pele. Faça isso segurando a pele ao lado do tubo com uma mão. Com a outra mão, remova suavemente a fita adesiva e a barreira da pele puxando na mesma direção que o crescimento do pelo. Não toque na lateral do curativo que esteja colocado sobre ou ao redor do tubo. Jogue o curativo e a barreira da pele em um saco de lixo.
o Procure sinais de infecção, como vermelhidão na pele e inchaço. Informe quaisquer alterações de pele aos profissionais de saúde.
o Pode haver uma marca preta no tubo para marcar o lugar onde o tubo entra na pele. Verifique se a marca preta está ao lado da pele. Se estiver mais abaixo do tubo, o tubo se moveu. Um profissional de saúde precisa colocá-lo de volta.

Limpe o local do cateter.

o Segure o tubo no lugar para evitar que ele saia enquanto você estiver limpando ao redor dele.
o Você precisará limpar a área duas vezes. Para a primeira limpeza, molhe um novo curativo de gaze com água e sabão. Você pode ser orientado a usar peróxido de hidrogênio em vez disso. Comece no local de entrada do tubo. Limpe a pele em círculos com movimentos que se afastem do local de entrada. Remova o sangue e qualquer outro material com a gaze. Faça isso quantas vezes seja necessário. Use um novo curativo de gaze cada vez que limpar a área, afastando-se do local de entrada.
o Para a segunda limpeza, molhe um novo curativo de gaze com água. Em vez disso, você pode ser orientado a usar solução salina. Comece no local de entrada do tubo. Limpe a pele em círculos, afastando-se do local de entrada. Use um novo curativo de gaze cada vez que limpar a área, afastando-se do local de entrada.
o Bata suavemente a pele com uma toalha de banho limpa para secá-la. Coloque remédio na pele se for direcionado por um profissional de saúde.

Aplique a barreira da pele e as ataduras.

o Corte uma abertura no centro da barreira cutânea grande o suficiente para encaixar ao redor do tubo. Corte uma fenda da borda externa da barreira da pele até a abertura central para que você possa encaixá-la ao redor do tubo de nefrostomia. Coloque a barreira da pele ao redor do tubo de nefrostomia. Certifique-se de que a barreira da pele não esteja tocando pontos que possam estar segurando o tubo no lugar. Coloque uma película de pele protetora sobre a barreira da pele se orientado por um profissional de saúde.
o Enrole um curativo para torná-lo espesso, e enrole-o ao redor do lugar onde o tubo entra na pele. Coloque-o para apoiar o tubo e não deixa que se torça ou dobre. Fixe o curativo no local e aplique mais ataduras se for orientado por um profissional de saúde.
o Um dispositivo de fixação pode ser colocado sobre as ataduras para ajudar a manter o tubo de nefrostomia no lugar.
o Leve o tubo para a frente, e fixe-o na pele. Não estique o tubo demais, pois o tubo de nefrostomia pode sair.

Quantas vezes preciso trocar o curativo, a barreira da pele e o dispositivo de fixação do tubo?

Troque o curativo ao redor do tubo, os reforços, barreiras de pele e os acessórios do tubo pelo menos a cada 7 dias. Se suas ataduras, barreiras ou dispositivos se sujarem ou molharem, troque-os imediatamente e quantas vezes for necessário. Se o seu tubo de nefrostomia tiver que ser usado por um longo período de tempo, o tubo precisa ser trocado a cada 2 a 3 meses. Os profissionais de saúde dirão quando você precisa marcar uma consulta para ter seu tubo trocado.

Como devo cuidar da bolsa de drenagem de urina?

Você pode usar uma bolsa de urina reutilizável ou de uso único (descartável). Se você estiver usando uma bolsa de urina descartável, use-a apenas uma vez, e depois jogue-a fora. Se você tiver uma bolsa de drenagem de urina reutilizável, pergunte aos profissionais de saúde quando e como limpá-la. As seguintes são instruções gerais para a limpeza de uma bolsa de drenagem de urina reutilizável:

o Pergunte aos profissionais de saúde se você precisa medir e anotar quanta urina há na bolsa antes de esvaziá-la. Drene a urina da bolsa de drenagem quando estiver 1/2 a 2/3 cheia. Abra o bico no fundo da bolsa para esvaziar a urina no banheiro.
o Você pode precisar separar a bolsa de drenagem do tubo de nefrostomia para limpá-la. Se assim for, conecte um novo saco de drenagem firmemente ao tubo de nefrostomia.
o Você pode precisar usar uma solução para limpar o saco de drenagem de urina. Pergunte aos profissionais de saúde que tipo de solução de limpeza usar. Use uma seringa de plástico (sem agulha) para forçar suavemente a solução de limpeza na bolsa de drenagem enquanto a limpa.
o Pergunte aos profissionais de saúde se você deve deixar a solução de limpeza na bolsa por um tempo antes de drená-la. Na hora de drenar a bolsa, escorra a solução de limpeza através do bico na parte inferior.
o Pergunte aos profissionais de saúde o que usar para enxaguar a bolsa de drenagem de urina. Depois de enxaguar a bolsa, esvazie-a e pendure-a até secar antes de usá-la novamente. Jogue bolsas reutilizáveis fora depois de usá-los por 1 semana.

O que posso fazer para evitar problemas com meu tubo de nefrostomia?

o Mude ataduras, barreiras de pele e dispositivos de fixação conforme indicado. Isso ajuda a prevenir infecções. Jogue fora ou limpe sua bolsa de drenagem conforme indicado pelo seu profissional de saúde.
o Limpe as extremidades de conexão do saco de drenagem com álcool ou iodo antes de reconectar o saco ao tubo. Isso ajuda a prevenir infecções.
o Mantenha o tubo colado à pele e conectado a uma bolsa de drenagem colocada abaixo do nível de seus rins. Isso ajuda a evitar que a urina volte a seus rins. Você pode usar um pequena bolsa de drenagem amarrada à perna para deixá-lo se mover mais facilmente.
o Use uma bolsa de drenagem maior à noite e quando tirar cochilos durante o dia. Isso ajudará a evitar que a urina vaze do lugar onde o tubo entra na pele.
o Verifique o cateter para ter certeza de que ele está no lugar depois de trocar de roupa ou fazer outras atividades. Não use roupas apertadas sobre o tubo. Coloque a tubulação sobre a coxa em vez de debaixo dela quando estiver sentado. Certifique-se de que nada está puxando o tubo de nefrostomia quando você se mover.
o Mude de posição se vir pouca ou nenhuma urina no saco de drenagem. Verifique se o tubo de urina está torcido ou dobrado. Certifique-se de que você não está sentado ou deitado no tubo. Se não houver torções e houver pouca ou nenhuma urina na bolsa de drenagem, informe o seu provedor de saúde.
o Limpe o tubo como indicado. Faça isso se achar que o tubo está bloqueado.

O que mais eu deveria saber?

o Beba de 2 a 3 litros de líquido por dia, a menos que lhe digam para limitar os líquidos por causa de outra condição. Esse montante equivale a cerca de 8 a 12 xícaras de líquido. Deve haver 30 a 60 mililitros de urina drenando no saco a cada hora. Uma grande quantidade de urina que drena por um período mais curto de tempo deve ser relatada. Por exemplo, 2.000 mililitros (2 litros) de urina drenando ao longo de 8 horas pode ser um sinal de problemas.
o Mantenha o local coberto quando tomar banho. Coloque um pedaço de plástico adesivo transparente sobre o curativo para mantê-lo seco enquanto toma banho. Não tome banho de banheira.

Quando devo entrar em contato com meu profissional de saúde?

o A pele ao redor do tubo de nefrostomia está vermelha, inchada, coça ou tem erupção cutânea.
o Você está com febre.
o Você tem dor lombar ou no quadril.
o Há mudanças na aparência ou cheiro da sua urina.
o Uma grande quantidade de urina está drenando para a bolsa de drenagem por um curto período de tempo.
o Você tem pouca ou nenhuma urina drenando do tubo de nefrostomia.
o Você tem náuseas e está vomitando.
o A marca preta no seu tubo se moveu ou está maior do que quando foi colocada.
o Você tiver dúvidas ou preocupações sobre sua condição ou cuidados.

Quando devo procurar atendimento imediato ou emergencial?

o Quando o tubo de nefrostomia sair completamente.
o Quando houver sangue, pus, ou mau cheiro vindo do lugar onde o tubo entra em sua pele.
o Se a urina estiver vazando ao redor do tubo 10 dias depois que o tubo tenha sido colocado.

Fonte: Drugs.com. Nephrostomy Tube Care. 04 jul. 2022. Acesso em 06 mar. 2023.

Tradução: Rogério Gonzalez Fernandes (pela FEGEST).

 

 

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST