logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

Sedentarismo

Um fator importante e independente do câncer colorretal precoce

Já são conhecidos vários efeitos adversos à saúde associados a ficar sentado por muito tempo. Este estudo da Universidade de Washington mostra que sentar com muita frequência e por muito tempo também está associado ao risco de câncer colorretal... antes dos 50 anos. Dados apresentados no JNCI Cancer Spectrum que até revelam uma ligação dependente do tempo gasto sentado na frente da televisão e o aumento do risco de câncer colorretal em adultos jovens.

O câncer colorretal de surgimento precoce, diagnosticado em pessoas com menos de 50 anos, está em ascensão em todo o mundo, uma tendência que contrasta fortemente com os declínios dramáticos observados em pessoas mais velhas, principalmente devido à implementação do rastreamento. O câncer colorretal precoce é caracterizado por marcadores moleculares que são relativamente diferentes daqueles do câncer colorretal de início posterior. Este câncer anterior também é mais agressivo e muitas vezes é detectado em um estágio posterior do que em pacientes mais velhos, o que obstrui seu prognóstico. No entanto, até o momento, foram identificados poucos fatores de risco específicos para o câncer colorretal precoce.

Aqui, os pesquisadores se concentram no tempo gasto assistindo televisão, bem como em outros comportamentos sedentários, em 89.278 mulheres participantes da conhecida coorte do Nurses' Health Study II. 118 casos de câncer colorretal precoce foram diagnosticados ao longo dos 20 anos de seguimento. A análise mostra que:

• Mais de 1 hora de televisão por dia está associada a um aumento de 12% no risco de câncer colorretal precoce (versus menos fisicalidade);
• Esses resultados são ainda mais marcantes com mais de 2 horas de televisão por dia: o aumento da incidência desse câncer precoce sobe para 70%;
• A associação da inatividade física e do risco de câncer colorretal precoce permanece independente do Índice de Massa Corporal - IMC e da prática de exercícios ou de histórico familiar de câncer colorretal. Isso sugere que a inatividade física é um fator independente e que o exercício não é suficiente para apagar seus efeitos.
• Por fim, a associação também foi mais acentuada para câncer retal do que para câncer de cólon.

Esses são alguns dos primeiros resultados a vincular atitudes comportamentais sedentárias ao risco de câncer colorretal precoce. Resultados que também podem ajudar a identificar pacientes de alto risco que podem se beneficiar mais da detecção precoce.

Finalmente, o fato de esses resultados serem independentes do IMC e da atividade física sugere que a inatividade física pode ser um fator de risco completamente distinto para o desenvolvimento deste câncer de início precoce.

Fonte: SÉDENTARITÉ: Un facteur majeur et indépendant de cancer colorectal précoce. Acesso em 01 Julho 2022.
Tradução: Rogério Gonzalez Fernandes (pela FEGEST).

 

 

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST