logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

Questões Psicossociais

“A reação à cirurgia de desvio intestinal ou urinário varia de uma pessoa para outra”.

Para alguns, é um problema; para outros, um desafio. Para uma pessoa, é um meio de salvar a vida e melhorar a saúde; para outra, é uma experiência devastadora. Todos se adaptarão/ajustarão à sua maneira e em seu próprio tempo.

Todo mundo vai passar por quatro fases de recuperação após a cirurgia que resulta em perda da função de uma parte importante do corpo. Sua família também passará por essas fases, variando apenas no tempo necessário para cada fase.

Você pode experimentar as fases de adaptação em uma ordem diferente e com taxas variadas. Algumas pessoas podem pular certas fases completamente e outras podem mover-se para cima e para baixo em momentos diferentes.

“Essas fases são choque, negação, reconhecimento e resolução”.

O choque geralmente ocorre imediatamente após a cirurgia. Você pode não conseguir processar informações e ficar triste, ansioso e desleixado. Essa fase pode durar de dias a semanas.

A negação pode durar semanas ou meses e atrasa o processo de adaptação. Durante essa fase, você negará ou minimizará o significado do evento e se defenderá das implicações da crise.

O reconhecimento é o próximo passo. Você começa a encarar a realidade da situação. Ao abandonar a antiga estrutura existente, você pode entrar num período, ao menos temporariamente, de depressão, apatia, agitação, amargura e ansiedade.

A resolução é a fase final em que a dor aguda começa a diminuir e você passa a lidar com a sua situação de forma construtiva, começando a estabelecer novas estruturas e desenvolvendo um novo sentido de valor. Essa fase pode levar de um a dois anos.

“Imagem corporal / Autoestima”.

Mudanças permanentes na aparência do corpo e na capacidade funcional podem mudar a forma como a pessoa vê sua imagem corporal e sua autoestima.

O medo da perda é normal e enfrentar qualquer perda é difícil. O que você está desistindo de ter nessa operação? Haverá uma melhoria na sua saúde? Quão diferente será a sua vida? Tais pensamentos podem levar a tristeza, depressão ou negação.

Uma estomia em muitos casos pode ser aceita como o menor de dois males, ou, em outros, uma recusa em reconhecer sua existência é normal dentro do processo de reabilitação. Há momentos em que você precisa da oportunidade de expressar ou negar seus sentimentos sobre a cirurgia, as mudanças em seu corpo e autoimagem.

“Preocupações com o autocuidado”.

Você precisará ter certeza de que será ensinado a cuidar-se e será capaz de dominar os processos de gerenciamento das suas próprias necessidades. Você deve começar a ajudar sua enfermeira de estomia a cuidar da estomia o mais rápido possível. Tornar-se envolvido nesse processo vai começar a construir sua confiança e ajudar a recuperar o controle da situação.

“Preocupações com Relacionamentos”.

Você pode temer que seu papel social possa ser mudado e que outros possam não o aceitár como no passado. Uma das primeiras preocupações é como contar a outras pessoas sobre sua cirurgia, a quem contar e quando.

Você deve estar preparado para explicar sua cirurgia com algumas breves declarações como: “Uma estomia é um procedimento cirúrgico para o desvio do intestino (ou bexiga)”. E entenda que você não precisa contar a todos sobre a cirurgia. Seja seletivo sobre a quem e quanto dizer.

Retornar ao seu local de trabalho pode apresentar uma preocupação sobre as instalações dos banheiros, a interação com os colegas de trabalho e os sentimentos de estar sendo “observado”.

Empregabilidade e segurabilidade são preocupações para algumas pessoas. Se essas questões se desenvolverem, procure ajuda de profissionais de saúde e / ou converse com outras pessoas que encontraram soluções para qualquer um desses problemas.

Questões de sexualidade são preocupações comuns para novos pacientes. Ligado de perto aos nossos sentimentos de sexualidade está o modo como pensamos sobre nós mesmos e nossa imagem corporal.

Qualquer preocupação sexual deve ser discutida com o seu parceiro. É provável que o seu parceiro também tenha ansiedades devido à falta de informação. Um relacionamento íntimo é aquele em que importa o quão bem duas pessoas podem se comunicar sobre a mais pessoais das funções humanas, isto é, a eliminação do corpo e o sexo.

A cirurgia de estomia pode representar mais preocupações para indivíduos solteiros. Quando contar depende dos relacionamentos. Encontros informais breves podem não precisar saber. Se o relacionamento crescer e levar à intimidade, o parceiro precisa ser informado sobre a estomia antes de uma experiência sexual.

StomaWise
The Ostomy Support Charity

StomaWise
A Instituição de Apoio à Estomia

(Reino Unido)

Original: http://www.stomawise.co.uk/types-of-stoma/psycho-social-issues

Tradução: Rogério Gonzalez Fernandes

 

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST