logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

Para viver bem com a sua estomia

1 Retomada das atividades normais

#1 Crie uma rede de apoio para se apoiar enquanto você se ajusta à sua estomia.

Após a cirurgia, você aprenderá a trocar sua bolsa de estomia e passará cerca de 3 meses se recuperando. Uma vez que seu médico o libere após o período de recuperação, você pode voltar à sua vida pré-cirurgia. Pode ser um momento com forte carga emocional e muito impactante, e ter pessoas com quem você possa conversar será útil enquanto você navega pela vida com sua bolsa.

Também pode ser útil conversar com outras pessoas que tenham bolsas de estomia. Procure grupos de suporte online ou encontros locais para se conectar com novas pessoas. Isso podem ajudá-lo a se sentir menos sozinho à medida que você se acostuma com sua bolsa e experimenta novas situações.

Lembre-se de que você pode escolher com quem compartilha suas informações pessoais. Se alguém estiver sendo intrometido e você não quiser entrar em detalhes, diga algo simples, como "Fiz uma cirurgia abdominal".

#2 Leve equipamentos extras com você caso precise deles enquanto estiver fora.

Acidentes podem acontecer, e é normal que você se sinta ansioso ou nervoso com essa possibilidade. Ajude a reduzir sua ansiedade estando preparado para lidar com incidentes a qualquer momento. Mantenha uma pequena necessaire em seu carro, bolsa, mochila ou mala para que você possa pegá-la facilmente, se necessário. Mantenha estes itens em seu kit de equipamentos:

- Bolsas;
- Flange pré-cortada;
- Rolo de fita;
- Lenços umedecidos;
- Cotonetes;
- Quaisquer outros equipamentos necessários para trocar ou limpar sua bolsa.

Você também pode querer manter uma muda de roupa simples em seu carro, armário ou gaveta da mesa de trabalho. Espero que você nunca precise, mas se precisar, será bom saber que está lá.

Dica: Se você estiver voando, mantenha equipamentos extras em uma bagagem de mão com você. Seria um grande aborrecimento se sua mala despachada se perdesse e todos os seus equipamentos estivessem nela.

#3 Retorne à escola ou ao trabalho assim que tiver sido liberado.

Converse com seu gerente, chefe ou professor sobre sua situação para que você possa fazer os ajustes necessários. Você pode precisar fazer pausas mais frequentes para ir banheiro ou talvez queira voltar em meio período enquanto continua se ajustando à sua bolsa de estomia. Deixe suas necessidades serem conhecidas para que a transição de volta ao trabalho ou à escola seja o mais livre de estresse possível.

Se você trabalha em um ofício manual, converse com seu médico ou estomaterapeuta sobre produtos especiais que possam fornecer suporte abdominal extra para que você se sinta mais seguro enquanto trabalha.

#4 Desfrute da intimidade sexual quando se sentir emocionalmente pronto.

Uma estomia usualmente não interfere na função sexual, mas se você foi ferido ou precisou de uma estomia após umaa cirurgia, é possível que os nervos autônomos que controlam a função sexual possam ter sido afetados. Uma vez que seu médico o libere, você pode se envolver com segurança na intimidade sexual novamente, mas emocionalmente as coisas podem parecer um pouco diferentes. Seja paciente consigo mesmo e comunique-se com seu (sua) parceiro (a) sobre como se sente.

Dependendo da posição da bolsa de estomia, você pode experimentar algumas posições diferentes para ficar mais confortável durante o sexo.

Se você se preocupa com sua bolsa, existem tipos especiais de roupas íntimas e lingerie para homens e mulheres que podem ajudar a ocultar a bolsa sem inibir seus movimentos.

Se você está em um novo relacionamento, pode ser assustador saber quando contar a outra pessoa sobre sua bolsa. Se a outra pessoa realmente se importar com você, é provável que ela não ligue! Podem ter algumas dúvidas, mas sexo e intimidade com uma bolsa de estomia não são algo impossível.

#5 Exercite-se e desfrute de atividades físicas para ajudar a aumentar suas endorfinas.

Além dos esportes de contato, não há muitas atividades que você precise evitar com sua bolsa de estomia. Caminhada, corrida, esportes coletivos, equitação, golfe, natação, boliche, ciclismo — essas e outras são ótimas atividades que você pode desfrutar com segurança!

Dependendo da atividade, pode haver produtos ou precauções a ser tomadas, portanto, pergunte ao seu médico antes de iniciar algo novo.

#6 Use um cinto especial para manter sua bolsa de estomia no lugar durante o exercício.

Você pode encontrar essas faixas ou cintos na maioria das lojas de suprimentos médicos ou online. Eles podem impedir que sua bolsa se mova e irrite seu estoma, e também fazem você se sentir mais confiante durante o exercício.

Lembre-se de beber água extra enquanto você se exercita, pois aumentam as chances de você ficar desidratado.

2 Comer e manter-se hidratado

#7 Obtenha a autorização de seu médico para voltar a comer suas comidas favoritas.

Seu médico ou estomaterapeuta provavelmente lhe deu uma lista de alimentos para evitar depois de sua cirurgia. Uma vez que seu corpo tenha se recuperado, você pode ser capaz de adicionar vários desses alimentos de volta à sua dieta. Apenas certifique-se de verificar com os profissionais de saúde primeiro, e sempre ouça a orientação deles.

Tenha em mente que você pode querer ir devagar quando se trata de reintroduzir certos alimentos ao seu corpo. Você vai querer ver como eles fazem você se sentir e como eles afetam seu sistema digestivo.

#8 Experimente alimentos que podem causador de gás em casa para ver como afetam seu corpo.

Uma grande preocupação que as pessoas costumam ter com suas bolsas de estomia é como lidar com gás ou cheiros estranhos enquanto estão em público. Certos alimentos aumentam as chances de que você tenha gás, então se isso é uma preocupação sua, tente comê-los no conforto de sua própria casa antes de fazê-lo em público.

Alguns dos alimentos mais comuns que podem causar gás com sua estomia são aspargos, feijão, cerveja, brócolis, couve-de-bruxelas, bebidas carbonadas e ervilhas. Alimentos que podem aumentar o odor em sua bolsa de estomia são álcool, aspargos, brócolis, ovos, peixe, alho e ervilhas.

Lembre-se que todo mundo, com bolsa de estomia ou não, produz gás. É natural! Então, se isso acontecer enquanto você está fora, confie que é normal e nada para se envergonhar.

#9 Adicione alguns itens à sua dieta para reduzir o risco de odor em sua estomia.

Leitelho (soro do leite coalhado), suco de cranberry, salsa, kefir e iogurte ajudam a neutralizar os odores que podem vir de sua bolsa de estomia. Tente beber suco de cranberry pela manhã e tomar um pouco de iogurte no almoço.

A salsa é ótima para reduzir gases e indigestão, além de ajudar a manter os odores afastados. Sempre pergunte ao seu médico antes de adicionar uma nova vitamina ou suplemento à sua dieta.

#10 Beba água ao longo do dia para se manter hidratado.

A hidratação adequada para quem vive com uma bolsa de estomia é muito importante. Isso ajuda seu sistema digestivo a funcionar melhor e manterá as coisas em movimento pelo corpo para que você não fique bloqueado. Embora não haja uma quantidade certa de água para todos beberem, você precisará beber mais água do que antes da estomia. Por exemplo, se você bebia 1,9 l de água por dia antes da estomia, aumente sua ingestão diária para cerca de 2,4 l por dia (são 500 ml a mais).

Para começar bem o seu dia, beba um copo de água logo pela manhã depois de acordar.

Mantenha sempre uma garrafa de água com você para nunca ficar sem água quando quiser ou precisar.

Beba água. Como disse aquele grande pensador, "Será que além das pedras no caminho você também quer pedras nos rins?" Hidrate-se.

#11 Preste atenção aos sinais de desidratação para evitar complicações.

Água de coco, leite com baixo teor de gordura e bebidas de reidratação são opções seguras para beber a fim de ajudar seu corpo a se reidratar. Mas se a desidratação durar mais de 1 dia, ligue para o seu médico imediatamente.

Sede excessiva, urina de cor escura, diminuição da produção, letargia, náusea, olheiras, pressão arterial baixa, tontura e cólicas são sinais a ser observados.

3 Disfarçar a sua bolsa de estomia

#12 Se você procura simplicidade, experimente o sistema de bolsa de 1 peça.

Um sistema de estomia de 1 peça se conecta diretamente à sua pele ao redor do estoma. Quando você precisa trocá-lo, você remove tudo.

Ter apenas 1 peça para lidar pode simplificar o processo, mas você precisará colocar repetidamente novas bolsas sobre o estoma ao trocá-las. Essa também pode ser uma boa opção se o estoma estiver localizado em uma área do abdômen com vincos profundos.

#13 Opte por um sistema de 2 peças para facilitar a troca da bolsa.

Se você não quiser aplicar uma nova bolsa de estomia na pele toda vez que precisar trocá-la, um sistema de 2 peças pode ser a melhor escolha para você. Isso envolve uma peça que se prende à sua pele ao redor do estoma e uma bolsa que se encaixa nessa primeira peça. Quando precisar esvaziar a bolsa, você pode remover a bolsa e prendê-la de volta no lugar.

#14 Esvazie sua bolsa de estomia com frequência para que ela não fique inchada sob a roupa.

Uma boa regra é esvaziar sua bolsa quando estiver 1/3 da capacidade cheia. Certifique-se sempre de lavar as mãos antes e depois de manusear sua bolsa.

Isso pode exigir que você faça idas mais frequentes ao banheiro do que faria normalmente, mas logo, logo se tornará um hábito.

#15 Use desodorantes ou sprays para mascarar os odores vindos da bolsa.

Esses são produtos especiais que você pode encontrar em uma loja de suprimentos médicos, farmácias ou online. Se você está preocupado que o odor da sua bolsa possa ser percebido por outras pessoas, essa pode ser uma ótima maneira de aliviar suas inquietações.

Esses produtos são muito simples de usar - basta adicionar algumas gotas ao trocar ou esvaziar sua bolsa!

#16 Pergunte ao seu médico sobre a mudança para um sistema de 1 peça menos volumoso.

Essa pode ser uma opção para você, dependendo do tipo de estomia que você possui. Os sistemas de 2 peças tendem a ser um pouco mais volumosos, enquanto os sistemas de 1 peça tendem a ficar mais planos. O melhor é que existem muitos tipos diferentes de bolsas disponíveis, então é provável que você encontre uma que funcione bem para você.

A desvantagem de um sistema de 1 peça é que você precisa trocar o flange toda vez que trocar a bolsa, e isso pode causar irritação na pele.

#17 Experimente com diferentes estilos de roupas para encontrar com qual você se sente melhor.

Um cós mais alto ou mais baixo pode ser mais confortável, dependendo de onde seu estoma fica. Ou um tecido mais macio, como algodão ou linho, pode ser mais confortável do que poliéster ou nylon. Seja paciente ao experimentar suas roupas antigas e comprar novas.

Roupas justas podem não ser a opção mais confortável no começo enquanto você ainda estiver se acostumando com a bolsa de estomia, mas isso não significa que você nunca poderá usá-las. Pode demorar um pouco até você se acostumar com a sensação da bolsa quando você a usa.

#18 Vistas padrões que tornem o contorno da bolsa de estomia menos perceptível.

Cores e padrões mais escuros são opções inteligentes que esconderão sua bolsa de estomia melhor do que as opções de cores claras ou não padronizadas. Se o seu estoma estiver acima do umbigo, opte por camisas estampadas. Se estiver abaixo do umbigo, calças estampadas podem ser a melhor escolha.

Lembre-se de que você não precisa esconder sua bolsa de ostomia - não é nada para se envergonhar! Mas se você preferir mantê-la privada, tudo bem, é sua a escolha. Faça o que o que lhe trouxer mais confiança.

Fonte: WikiHow. How to Get Used to an Ostomy. Disponível na URL <https://www.wikihow.health/Get-Used-to-an-Ostomy>. Acesso em 01 ago. 2022.
Tradução e adaptação: Rogério Gonzalez Fernandes (pela FEGEST).

 

 

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST