logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

Of. 015/2018/FEGEST/DAPES/SAS/MS
Porto Alegre, 10 de julho de 2018.

Ilma. Sra.
Nicole Freitas de Melo
Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência – Área Técnica
Ed. Premium, SAF/SUL, Trecho 02, Bl. F, Torre II, Térreo, Sala 11
CEP 70.070-600 Brasília/DF

Assunto: GT - Construção da Diretriz de Atenção à Pessoa com Ostomia.

Prezada Senhora,

1. A Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST (www.fegest.org) é uma entidade que atua há mais 30 anos na promoção da melhoria da qualidade de vida das pessoas com estomas, tendo assento no Conselho Estadual de Saúde – CES/RS, na Câmara Técnica de Atenção à Saúde da Pessoa Estomizada e com Incontinência Urinária e Fecal e sido fundadora do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COEPEDE/RS. Ao longo da sua existência, a FEGEST tem se esforçado para servir a população estomizada no município de Porto Alegre e em todo o estado do Rio Grande do Sul, também atuando no Brasil como representante da Asociación Latinoamericana de Ostomizados - A.L.A.D.O., entidade da qual atualmente ocupa a vice-presidência.

2. Portanto, é com grande satisfação que esta entidade toma conhecimento de que essa Coordenação elaborará material técnico destinado aos profissionais da Rede SUS de todo país com vista ao fornecimento de orientações para o cuidado, de forma segura e qualificada, da pessoa com estomia.

3. A FEGEST vem por meio deste disponibilizar-se para participar desse estudo, que, pela experiência de décadas de trabalho junto aos estomizados, acreditamos deva incluir, entre outras pautas, a capacitação de agentes de saúde pública para o atendimento em estomas; programa de capacitação para técnicos de enfermagem através de cursos de atendimento em estomas; orientações sobre a sexualidade da pessoa vivendo com estomas; padronização do programa de dispensação da bolsas coletoras e equipamentos adjuvantes em todo o território nacional; rediscussão da Portaria SAS/MS no. 400, de 16 de novembro de 2009.

Atenciosamente,

Izaac Fernandes

Presidente FEGEST
Vice-Presidente Asociación Latinoamericana de Ostomizados - A.L.A.D.O.

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST