logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

O que é uma estomia?

Se o seu intestino sofreu uma doença ou lesão, pode precisar de tempo para descansar e cicatrizar, ou pode ser necessário removê-lo. Se isso acontecer, você pode receber uma estomia. Uma estomia permite que os dejetos saiam do corpo com segurança, sem passar pelo intestino.

Para criar uma estomia, parte ou todo o seu cólon é removido. Um cirurgião traz um pedaço de seu intestino através de uma pequena abertura em seu abdômen. Essa abertura é chamada de estoma. Um estoma no cólon é uma colostomia. Um estoma no intestino delgado é uma ileostomia. Os dejetos corporais passam pelo estoma em vez do reto. Uma bolsa descartável é colocada sobre o estoma para coletar os dejetos corporais.

Milhares de pessoas de todas as idades, grupos étnicos e estilos de vida têm estomias. Para muitas pessoas, o processo salvou suas vidas. A maioria passa a ser saudável e produtiva.

Se você tiver uma colostomia, a maior parte do intestino ainda estará lá. Você absorverá aproximadamente a mesma quantidade de nutrientes e suas fezes serão espessas.

Se você tiver uma ileostomia, não terá mais cólon. Você absorverá nutrientes, mas precisará repor os eletrólitos com o que comer e beber. As fezes da ileostomia geralmente são moles.

Termos de estomia que você deve conhecer

• Colostomia: Uma abertura criada cirurgicamente no intestino grosso, que forma um estoma e desvia os dejetos do corpo.
• Enterostomia: Formação cirúrgica de uma abertura no trato digestivo.
• Ileostomia: Uma abertura criada cirurgicamente do intestino delgado, que forma um estoma e desvia os dejetos do corpo.
• Estomia: Uma abertura criada cirurgicamente, feita através da parede abdominal para desviar os dejetos do corpo.
• Peristaltismo: O movimento normal do intestino que move o conteúdo intestinal através do intestino.
Pele periestomal: A pele ao redor do estoma.
• Estoma: A porção visível do intestino que é trazida cirurgicamente para a pele através da abertura na parede abdominal durante a cirurgia de estomia.

Entendendo o seu estoma

O estoma é a parte do intestino que você vê no abdômen. O cirurgião forma o estoma enrolando a extremidade do intestino sobre si mesma, como o punho de uma manga. As bordas do estoma são costuradas na pele para mantê-lo no lugar. Os dejetos do corpo passam para o exterior do corpo através dessa abertura.

Aqui estão algumas características do seu estoma:

• É vermelho.
• Pode sangrar um pouco.
• Está sempre úmido.
• Às vezes, ele se move.
• Sua forma muda com o tempo.
• Não tem sensibilidade.
• Você não pode controlá-lo.

Cuidando do seu estoma

A princípio, cuidar do seu estoma pode parecer muito trabalhoso. Com a prática, porém, isso se tornará uma parte natural do seu dia.

Obtendo ajuda

Você terá muito a aprender no começo. Para começar, você pode precisar de ajuda com:

• Quais produtos funcionam melhor para você. Existem muitos tamanhos e opções para escolher, e serão necessárias algumas tentativas para decidir o que você prefere.
• Onde conseguir seus suprimentos. No Brasil, os equipamentos são fornecidos pelo SUS. Para recebê-los, você deverá estar registrado no programa local de atenção à saúde da pessoa estomizada.
• Como cuidar do seu estoma. Este artigo cobre algumas ideias básicas. Você provavelmente terá muitas outras perguntas ao começar.

Felizmente, há muitos lugares onde buscar ajuda, então você não precisa se virar sozinho! Aqui estão alguns lugares para obter ajuda:

• Seu (a) enfermeiro (a) estomaterapeuta no hospital irá ajudá-lo a começar. Esse (a) irá ajudá-lo a 1) descobrir quais produtos funcionam melhor para você, 2) obter suprimentos e 3) cuidar de sua estomia. Certifique-se de manter contato com esse (a) ou outro (a) enfermeiro (a) para ajudá-lo ao longo do caminho.
• Grupos de apoio. Há muitas pessoas ao seu redor que já passaram por isso, inclusive empresas que fornecem os equipamentos de estomia. Eles podem ter um (a) enfermeiro (a) de ostomia na equipe. Certifique-se de perguntar.
• Outros materiais. Analise todo o material informativo que receber (livretos, vídeos, etc.). Isso pode ser muito útil.

Bolsas e Barreiras

A bolsa e a barreira são os dois equipamentos básicos para cuidar do seu estoma. Juntos, eles evitam o odor e protegem a pele ao redor do estoma. Existem alguns tipos diferentes para você escolher.

A bolsa contém o dejeto.

Uma bolsa drenável tem uma abertura na parte inferior. Esse tipo de bolsa é usado com mais frequência em estomas com saída pastosa ou líquida. Pode ser esvaziada e reutilizada por três a cinco dias.
Uma bolsa fechada não abre no fundo. Esse tipo é usado com estomas que liberam fezes, que podem ser difíceis de espremer para fora de uma bolsa drenável. É jogada fora após cada uso.

A barreira cutânea veda a bolsa à pele ao redor do estoma.

Em um sistema de peça única, a barreira já está presa à bolsa. Você s sela em sua pele ao mesmo tempo.
Em um sistema de duas peças, você primeiro coloca a barreira na pele e depois prende a bolsa sobre ela.
Os sistemas de peça única e de duas peças podem ser usados com bolsas drenáveis ou fechadas.

Proteção da pele

A pele ao redor de um estoma é chamada de pele periestomal. Deve se parecer muito com a pele de outras regiões do seu corpo. Às vezes, porém, essa pele pode ficar vermelha e em carne viva. É mais fácil prevenir problemas de pele do que tratá-los depois que eles acontecem. Para manter sua pele periestomal saudável, siga estas etapas:

• Troque a barreira corretamente.
• Mantenha sua pele limpa.
• Use produtos de proteção de pele, se necessário.
• Certifique-se de que o orifício na barreira seja cortado ou moldado no tamanho certo.

Cuidados com a Pele Irritada

Sua pele periestomal pode ficar irritada por um dos seguintes motivos:

• Contato com fezes ou adesivos, ou uma reação alérgica a um de seus produtos de estomia.
• Uma barreira e bolsa que foram deixadas no lugar por muito tempo.
• Uma barreira que foi removida com muita força e irritou a pele ou os folículos pilosos.
• Pele que foi esfregada com muita força.
• Uma erupção com fungos causada pela umidade persistente da pele ou por antibióticos.

Se a pele periestomal ficar irritada, trate-a imediatamente. Para tratar a irritação, crie uma crosta que fará uma barreira para absorver o líquido da pele irritada e ainda permitir que sua barreira grude. Veja como:

• Lave a pele e seque-a.
• Polvilhe pó de estoma na pele irritada. limine o excesso de pó para deixar uma camada leve. (Dependendo do tipo de problema de pele que você tiver, seu (a) enfermeiro (a) pode recomendar um tipo diferente de pó para usar.)
• Opcional: aplique levemente ou dê batidinhas na pele empoada com lenço apropriado à barreira para a pele ou água. Para evitar queimaduras, use um produto de preparação da pele que não arda ou sem álcool. Ou você pode usar apenas o pó de estoma sozinho.
• Repita o processo, se instruído por seu (a) enfermeiro (a) de ostomia.
• Deixe secar e, em seguida, aplique a barreira.

Se sua pele estiver irritada e você criou uma crosta para ajudá-la a cicatrizar, pode ser necessário trocar a bolsa e a barreira com mais frequência. Umidade, pó e preparações para a pele de uma ferida mais profunda geralmente impedem que a barreira grude.

Se sua pele continuar se lesionando, ficando extremamente irritada e com feridas, consulte seu (a) médico (a) ou enfermeiro (a) de estomia.

Comer para se manter saudável

Nas primeiras seis a oito semanas após a cirurgia, você precisará comer menos fibras. Mais tarde, você pode comer quase tudo o que costumava comer.

Durante as primeiras seis a oito semanas, tanto o intestino quanto o estoma podem ficar inchados. Alimentos ricos em fibras podem se aglomerar e causar bloqueios no intestino delgado que não passarão facilmente pelo estoma. Os bloqueios podem ser perigosos.

Depois de um tempo, você provavelmente poderá retornar a uma dieta normal que inclua as vitaminas e os nutrientes necessários para se manter saudável. Inicialmente, porém, siga as dicas abaixo:

• Mastigue bem os alimentos. Isso ajudará você a digerir os alimentos com mais facilidade.
• Certifique-se de beber algo com cada refeição. Isso ajuda os alimentos a passar pelo intestino com mais facilidade.
• Beba pelo menos oito a dez copos de líquidos por dia.
• Coma de quatro a seis refeições menores por dia.
• Coma pequenas porções. Coma sua maior refeição ao meio-dia e uma refeição menor à noite. Isso ajudará a reduzir a produção de fezes à noite.
• Após seis a oito semanas, aumente gradualmente a fibra em sua dieta até atingir a quantidade necessária para o controle intestinal.

Comer para evitar problemas relacionados com a alimentação

Assim como antes de sua cirurgia, os alimentos que você come afetarão a quantidade de gás e odor que você produz. Eles também afetarão se você apresentará constipação ou diarreia. Com um estoma, no entanto, é especialmente importante controlar essas coisas. Aprender como os diferentes alimentos o afetam irá ajudá-lo a ter uma melhor experiência com o seu estoma.

Constipação e Bloqueio

Com um estoma, é mais provável que você tenha constipação, bloqueio ou desidratação. Seu corpo também absorve remédios de maneira um pouco diferente do que costumava. Entender esses problemas pode ajudá-lo a evitar problemas comuns.

Constipação (prisão de ventre)

A constipação pode afetar qualquer pessoa. Normalmente, o cólon absorve água no corpo. Quando todo ou parte do cólon é removido e um estoma é criado, muita água sai do seu corpo antes de ser absorvida. Uma pessoa com ileostomia pode ficar desidratada com muito mais facilidade. A desidratação pode contribuir para a constipação em uma pessoa com colostomia.

Outros fatores também contribuem para a constipação. A consistência das fezes também depende do que você come, da frequência com que come, das suas emoções e, às vezes, dos medicamentos. Os medicamentos que podem causar constipação incluem aqueles tomados para dor, para relaxar os músculos, para acalmar os nervos e medicamentos que contêm ferro.

Bloqueio

O bloqueio é uma condição que afeta pessoas com ileostomia. Um bloqueio ocorre quando os alimentos se acumulam no intestino delgado e o obstruem.

Se você tiver uma ileostomia, um bloqueio pode se tornar uma emergência. Um bloqueio prolongado pode causar a ruptura do intestino. Se o bloqueio durar mais de duas ou três horas, ou se você começar a vomitar, chame seu (a) médico (a) imediatamente ou vá ao pronto-socorro do hospital mais próximo.

Medicamentos

Antes de você ter uma estomia, o medicamento era absorvido pelo seu corpo através dos intestinos. Agora terá menos tempo no intestino para ser absorvido. Qualquer pessoa que lhe prescreva medicamentos deve fazê-lo tendo isso em mente. Também precisam saber quais medicamentos você está tomando relacionados à sua estomia.

• Lembre-se de informar ao (à) seu (a) farmacêutico(a), médico (a) e dentista que você tem um estoma.
• Se você tiver uma ileostomia, não tome medicamentos de “ação prolongada”, “liberação sustentada” ou “revestimento entérico”. Evite também medicamentos em forma de cápsula dura. Se o seu (a) médico (a) e o (a) seu (a) farmacêutico (a) souberem que você tem uma ileostomia, podem prescrever o tipo de medicamento que seu intestino administrará melhor.
• Se você tiver uma ileostomia, não use laxantes. Suas eliminações intestinais já estarão macias e semilíquidas. Certifique-se de que seus médicos saibam que você tem uma ileostomia para que não lhe deem laxantes antes de um teste ou cirurgia.
• Alguns pacientes com estoma usam preparações de bismuto para controle de odor. Se você estiver agendado para uma radiografia do intestino, deve parar de tomar o bismuto por 24 a 48 horas antes do teste. O bismuto aparece nos raios-x e pode ser necessário fazer o teste novamente se houver bismuto no intestino.
• Se tiver dúvidas ou preocupações sobre qualquer medicamento que esteja a tomar, fale com o (a) seu (a) médico (a) ou farmacêutico (a).

Outras coisas a considerar

• Trabalhar. Pergunte ao (à) seu (a) cirurgião (ã) quando estará tudo bem para retornar ao trabalho e outras atividades e sobre quaisquer considerações especiais que você precise estar ciente. Pergunte especificamente sobre quaisquer preocupações sobre esportes de contato, como futebol ou futebol.
• Viajar. Leve seus suprimentos em sua bagagem de mão, especialmente ao voar. Procure tomar medidas que ajudem a alertar a equipe de segurança sobre suas necessidades específicas.
• Nadar. Nadar ou até mesmo usar a banheira de hidromassagem está ok com uma ostomia. Para sua proteção, bem como a proteção de outras pessoas, use uma fita à prova d'água nas bordas para ajudar a fornecer segurança extra e esvazie a bolsa antes de entrar na água.

Suporte e Recursos

Descubra se há uma associação de pessoas estomizadas em seu estado. É comum que a dispensação dos equipamentos (bolsas coletoras e produtos adjuvantes) ocorra em postos de atendimento médico e esses locais também possuam um grupo de pessoas estomizadas que realize reuniões periódicas. Informe-se. Informação é ouro na vida de uma pessoa estomizada.

Fonte: Intermountain Healthcare. What is an Ostomy?. Acesso em 29 dez. 2022.
Tradução: Rogério Gonzalez Fernandes (pela FEGEST).

 

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST