logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

Irrigação de colostomia: dicas e sugestões

O (a) seu (sua) médico (a) ou enfermeiro (a) encarregado (a) do cuidado ao estoma pode recomendar a irrigação da colostomia. Em caso afirmativo, aprenda o básico, incluindo dicas e sugestões úteis.

irrigação 1

Saiba mais sobre a irrigação da colostomia.

A irrigação da colostomia é usada para controlar a produção fecal por meio da limpeza do intestino. Envolve o uso de equipamento especializado para introduzir uma quantidade medida de água no intestino através do estoma.

irrigação 2

Fale primeiro com o (a) seu (sua) cirurgião (ã) para ver se esse método é adequado para você. A irrigação deve sempre ser ensinada por um (a) enfermeiro (a) responsável pelo tratamento do estoma.

Dicas e sugestões para irrigação de colostomia

A irrigação requer acesso a banheiro e água limpa por pelo menos uma hora. Normalmente, a irrigação é feita em horários regulares, a cada um ou dois dias. Geralmente, leva de duas a três semanas para estabelecer uma rotina.

Algumas dicas úteis a ser consideradas:

• Planeje com antecedência para que você possa irrigar em uma hora do dia em que não será incomodado (a);
• Se você precisar afastar as roupas para fora do caminho, um pregador pode ser útil para isso;
• Não irrigue quando estiver doente ou com diarreia. Você pode retomar quando estiver bem novamente;
• Se você estiver desidratado (a), o intestino pode absorver muita água, o que resulta em uma irrigação malsucedida. O consumo de álcool pode causar desidratação;
• Use água morna, garantindo que não esteja muito quente ou muito fria.

Dificuldades que você pode experimentar.

Se você encontrar qualquer problema ao inserir o cone de irrigação, não aplique a pressão recomendada. Tente relaxar e mover o cone na abertura do estoma. Algumas pessoas afirmam sentir desconforto ou dor ao inserir a água. Se você fizer isso, tente estas etapas:

• Pare o fluxo de água;
• Massageie suavemente seu abdômen;
• Diminua a velocidade com que você insere a água;
• Certifique-se de que a água não está nem muito quente nem muito fria;
• Tente se mover e mudar de posição.

Se a água não entrar, aumente a altura do recipiente de água. Você também pode tentar alterar suavemente a posição ou a direção do funil dentro do seu estoma até sentir que a água começa a fluir. Se a água ainda não fluir, tente mudar de posição ou se mover. Alguns pacientes também relataram que tomar uma bebida quente pode ser útil.

Se o seu estoma funcionar entre as irrigações, consulte o (a) enfermeiro (a) responsável pelo estoma. Eles podem aconselhar você a ajustar o volume de água que está usando ou reduzir o tempo entre cada irrigação.

Fonte: Colostomy Irrigation: Hints and Tips. Acesso em 14 jun. 2020.

Tradução e adaptação: Rogério Gonzalez Fernandes (FEGEST).

 

 

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST