logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

Frio, Calor, Estoma - Como o clima afeta um estoma

A temperatura e o clima da região em que você vive podem ter um efeito capaz de virar o jogo em relação ao modo como você usa os seus equipamentos de estoma. Especialmente útil para viajar a novos climas ou àqueles que vivem em zonas temperadas com temperaturas extremas a cada estação, um estomizado precisa adaptar-se a essas novas condições a fim de manter um tempo de uso constante e conservar a segurança dos seus equipamentos de estoma.

Aqui estão algumas dicas para cuidar do seu estoma em temperaturas quentes e frias.

Clima quente

Dias de verão quentes e longos podem ser ótimos para churrascos e ficar ao ar livre, mas podem ser um real aborrecimento para estomizados. Climas quentes diminuem o tempo de uso, pois dissolvem mais rapidamente as barreiras de pele e aumentam a umidade da pele.

Eis algumas observações para cuidar de um estoma em climas quentes:

1) A transpiração causada pelo calor infiltra-se entre a pele e a barreira, o que pode levar o adesivo a romper-se. Se isso for um problema com o seu adesivo, fale com a sua enfermeira e procure algo mais forte e mais confiável. Você também pode tentar um antitranspirante ou pó ao redor do estoma para impedir o aumento da transpiração.

2) Se você tiver problemas com o equipamento de estoma vazando por causa da umidade, também pode tentar o uso de uma pasta para estoma ou barreira de pele moldável a fim de criar uma selagem mais forte e confiável.

3) Evite usar qualquer tipo de placa de estoma com Karaya em temperaturas elevadas. Esse material em borracha é macio e confortável, porém em temperaturas quentes pode romper-se e até mesmo derreter. É melhor usar uma placa sintética, que tende a apresentar um limite de resistência ao calor mais elevado.

4) A pele estará mais suscetível a romper-se quando se encontrar quente e úmida. Isso inclui a área onde se localizam os equipamentos de estoma, que podem causar lesões devido à fricção da bolsa contra a pele, combinada ao calor. Para suavizar esse atrito, pode-se usar uma capa para a bolsa de estoma, o que também se recomenda para um uso mais confortável. No Brasil, consulte o seu Programa de Atendimento ao Estomizado local para saber sobre o fornecimento desse produto.

5) Por causa do suor, é especialmente importante que pessoas estomizadas consumam mais fluidos para evitar a desidratação.

6) Estomizados que fazem exercício e são mais ativos nos meses de verão provavelmente desejarão manter uma variedade de bolsas, incluindo minibolsas e adesivos mais fortes e à prova de água que não se rompam durante corridas ou natação. Você também pode preferir usar uma fita à prova de água ou cinto elástico para estoma com um sistema de duas peças para aumentar o tempo de uso e a confiança.

O Inverno e o Tempo Frio

Existe claramente mais preocupação com o calor e os seus efeitos sobre os equipamentos de estoma do que com o frio. Na realidade, climas mais frios são muito mais indicados do que temperaturas excessivamente quentes quando se trata de equipamentos de estoma, porém o ar seco às vezes pode ser um problema que afeta a pele, provocando secura e irritação.

Uma superfície com pele seca é realmente a melhor condição para aplicar adesivos e equipamentos de estoma, mas a secura excessiva em qualquer parte da pele (especialmente as partes cobertas om adesivos e outros dispositivos...) pode causar irritações.

Uma solução para o ar seco pode ser experimentar um umidificador doméstico (interno) de baixo custo para umedecer o ar. Entretanto, aumente a umidade no ambiente interno com moderação, pois umidade excessiva pode fazer os adesivos afrouxarem e também causar o aparecimento de bolor na casa.

Quanta umidade é aconselhável? De 30-50% de umidade relativa (medida com um higrômetro) é uma boa faixa para evitar que a pele fique muito seca sem prejudicar você ou a sua casa.

Você tem outras dicas para o uso de bolsas de estomas e diferentes condições climáticas? Já lidou com condições que mudaram a sua maneira de pensar e de usar os seus dispositivos de estoma? Conte à FEGEST no e-mail [email protected].

Adaptado de Hot, Cold, and Stoma – How Weather Affects An Ostomy.

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST