logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

Fórum de Prevenção do Câncer de Intestino - Setembro Verde

12/09/2018

Realização: Associação Santamariense de Ostomizados

A Federação Gaúcha de Estomizadosa-FEGEST, a convite, participou no dia 12/09/2018 do Fórum de Prevenção do Câncer de Intestino na cidade de Santa Maria, com a palestra "O Trabalho da FEGEST na Prevenção do Câncer Intestinal". Face à importância do evento e aos diversos temas abordados , solicitamos aos palestrantes que nos enviassem um resumo de suas apresentações, que será compartilhado no grupo. Seguem-se abaixo os principais temas abordados pela FEGEST na sua fala:

1 Informou de forma detalhada os dados fornecidos pelo INCA/MS, onde consta que haverá no Brasil em 2018/2019 cerca de 600 mil novos casos de câncer, sendo cólon e reto (mais comumente denominado de câncer de intestino). Sendo que o diagnóstico precoce resulta em 90% de cura.

2 Informou que, segundo a Direção do DAHA/SES, hoje temos cadastrados no GUD (Gerênciamento de Usuários com Deficiência) 12 mil estomizados, sendo em torno de 10 % incontinentes.

3 Discorreu sobre a importância da prevenção do câncer intestinal e ao fim disse que o trabalho da FEGEST, ao longo dos anos, tem como carro chefe assegurar o fornecimento da bolsa coletora e, na mesma linha, a dedicação da entidade em informar à sociedade sobre a prevenção.

4 Respondendo a questionamento anterior, disse que a pessoa estomizada vê a sua deficiência física no momento que não tem adequadamente a bolsa coletora. Nesse momento somos deficientes físicos como reconhecidos no Decreto Federal n. 5.296/2004.

5 Relatou que em 2002, no Rio de Janeiro, pela primeira vez na história foram recebidos na Associação Médica Brasileira (ABM) e nesse momento a FEGEST defendeu a necessidade de luta no Brasil por uma campanha nacional sobre prevenção do câncer de intestino.

6 Relatou que em maio de 2004 foi fundada a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino - ABRAPRECI, tendo o endosso do Dr. José Gomes Temporão, na ocasião Diretor do Departamento de Prevenção do Câncer no INCA, ex-ministro da Saúde.

7 Fez longo relato sobre a atuação na prevenção do câncer colorretal. A Profa. Dra. Angelita Habr-Gama (também fundadora da ABRAPRECI), criadora do intestino gigante com palestra em roda do mundo, inclusive no Brasil em 2014, veio e recebeu diversas homenagens, entre elas a condecoração da Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga do Governo do Estado de São Paulo (2006), e o título de uma das “Mulheres mais Influentes” (mesmo ano) da Revista Forbes/Brasil.

8 Mostrou um material impresso do evento realizado em Porto Alegre, com a participação da FEGEST, denominado “Maio Laranja”, com exposição do intestino gigante, evento ocorrido no Barra Shopping durante uma semana.

9 Informou que todos os anos a FEGEST promove caminhadas com palestras e distribuição da material alusivo à Campanha de Prevenção do Câncer Intestinal.

10 Mostrando material impresso, informou que a FEGEST, em parceria com a Associação Gaúcha de Coloproctologia, participou no dia 15/12/2017 do Bem-Estar Global, uma iniciativa da Rede Globo de Televisão, assunto "Prevenção do Câncer Intestinal".

11 A seguir, mostrando material, falou sobre Dia Mundial dos Estomizados – promovido pela International Ostomy Associction/Associação Latinoamericana de Ostomizados e FEGEST, campanha que será realizada em todo o mundo no dia 06/10/2018. Disse que em Porto Alegre será no dia 05/10/2018 (sexta) no PAM Santa Marta, com palestra sobre a prevenção e caminhada na Rua dos Andradas e Esquina Democrática, com distribuição de material para toda a população.

12 Falou da realização da "III Conferência da Associação de Ostomizados das Américas" em Porto Alegre, sendo um dos temas centrais a prevenção, em atendimento a proposta da FEGEST. Disse ter encaminhado ofício à Secretaria Estadual de Saúde e não foi possível a sua realização pelas razões apontadas e sendo designada sua realização no fim do ano na Cidade do México.

13 Demonstrando material, informou que tramita uma proposta da FEGEST com objetivo de realizar no RS uma campanha institucional sobre a prevenção do câncer intestinal.

14 Demonstrando ofício da FEGEST, informou sobre uma Proposta do MS – área técnica, direção da Dra. Nicole Freitas de Melo, GT "Construção de Diretrizes de Atenção à Pessoa Estomizada", onde a FEGEST já registrou proposta de debate de vários temas importantes para os estomizados brasileiros e trará para o debate a realização oficial de uma campanha institucional sobre a prevenção do câncer intestinal. Disse que no Brasil anda não é reconhecido oficialmente.

15 Demonstrando documentos, informou sobre a "Introdução à Campanha de Prevenção ao Câncer Intestinal" publicado no site da entidade (www.fegest.org), onde se pode saber que risco se tem para o desenvolvimento do câncer do intestino grosso (fonte: informativo "Câncer do Intestino: Fique de Olho",da Sociedade Brasileira de Coloproctologia).

16 Finalizou informando sobre a atuação da Câmara Técnica do DAHA/SES/RS e a situação atual das bolas coletoras no RS.

Registro pela FEGEST os cumprimentos à colega Presidente da Associação Santamariense de Ostomizados, Sra.Regina Fighera, à Enfª. Maria Elisete Nunes, e a toda a equipe pela sua atuação, organização e, especialmente, pelos importantes temas escolhidos sobre a prevenção do câncer, com excelentes palestrantes. Também cumprimento a Enfª. Estomaterapeuta Rosaura Paczek pela condução dos trabalhas da mesa redonda do evento e estendo os cumprimentos ao colega vice-presidente da FEGEST, Sr. Sulmar Menezes Duarte, que nos acompanhou e participou do evento. Registro os agradecimentos da FEGEST pela parceria institucional das empresa que se fizeram presentes e viabilizaram a ida e retorno dos representantes da entidade (relato da FEGEST).

Izaac Fernandes
Presidente da FEGEST
Vice-Presidente da Associação Latinoamericana de Ostomizados - A.L.A.D.O.

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST