logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

Encontro Regional de Estomias e Feridas da 6a. CRS (Passo Fundo/RS) em 17/10/2018

No dia 17 de outubro de 2018, a FEGEST participou do "Encontro Regional de Estomias e Feridas" da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde - CRS (Passo Fundo). O evento teve a organização e participação da empresa FUFAMED (distribuidora das bolsas ConvaTec) e contou com várias palestras e excelente público, com a presença de vários municípios da regional.

Este relato contempla somente os tópicos das palestras em razão de o seu conteúdo ser eminentemente técnico e tem por objetivo de rever, provocar, aprofundar e conhecimento, especialmente aos nossos profissionais e usuários.

1 Enfermeira Viviane Paz - Representante Técnica da Empresa FUFAMED

No início do evento, a Enfª. Viviane fez um teste com duas enfermeiras, colocando uma bolsa com gel (simulando a pessoa estomizada), com o objetivo de vivenciar a autoimagem de clientes com colostomia em relação à bolsa coletora. No fim de sua fala, foram trazidos os depoimentos das profissionais, ficando evidenciados nos dois relatos os sentimentos da pessoa estomizada ao conviver com uma bolsa de colostomia. A convivência com a bolsa de colostomia gera o surgimento de sentimentos conflituosos, preocupações e dificuldade para lidar com essa nova situação. Há estágios emocionais de negação corresponsáveis pelo decaimento da autoestima, provocando assim sensação de mutilação, rejeição de si próprio e dos semelhantes, além de alterações em outras dimensões, tais como o humor. Após, por uma hora a enfermeira Vivian falou sobre o que é estomia, seu histórico, tipos de estomias e outros assuntos. Abordou detalhadamente a importância da demarcação, consulta de estomaterapia/enfermagem, apresentou dados em que o paciente apresenta dermatite, sendo que "colo" apresenta 57%, "íleo", 48% e "uro" apresenta 35%; 80% desses pacientes não procuram livremente o atendimento. Nessa palestra, como nas demais, notamos a excelente participação, quando se via a todo tempo os profissionais reagir aos temas desenvolvidos pelos palestrantes e ao mesmo tempo, quando permitido, tiravam suas eventuais dúvidas.

2 IZAAC FERNANDES - Presidente da FEGEST

Dentro do tempo permitido (uma hora), falou sobra várias ações da entidade, sendo muitas temas já referenciados em palestras anteriores e publicados nos grupos. Apresentou concordância a várias temas abordados na palestra anterior, especialmente na consulta de enfermagem e demarcação das estomias.

3 SULMAR MENEZES DUARTE - Vice-Presidente da FEGEST

Na sua fala, o colega fez longa explanação sobre a importância da prevenção do câncer intestinal. Trouxe ações práticas que vem desenvolvendo no seu município (Esteio) junto aos postos de saúde e na sua entidade, da qual é o atual presidente. Registra-se a importância do tema desenvolvido pelo colega Sulmar, que resultou em várias questionamentos e informações, como a consulta ao tema no link http://www.fegest.org/html/fegest_prevencao.html (sobre prevenção do câncer do intestino). Ao fim, foi distribuído aos presentes um folder alusivo ao tema.

4 FELIPE BROCK - Enfermeiro, Mestre e Professor universitário e representante técnico/comercial FUFAMED

Considerando que sua palestra foi eminente técnica, vamos trazer alguns dados que anotamos e poderão ser esclarecidos ou melhorados junto ao mesmo (no e-mail [email protected]).

Feridas: incialmente, fez comparação do tratamento das feridas como sendo o antibiótico no tratamento convencional. Falou sobre a higienização das feridas (7 dias inflamação, 21 dias maturação); fortalecimento das feridas (colágeno); falou sobre as fases inflamatórias; fatores que interferem na cicatrização (tabagismo, idade, alimentação etc.); falou das fases da inflamação; falou sobre tecnologia no tratamento de feridas; falou sobre o Biofilme, características e desbridamento das feridas; falou sobre o encaminhamento e cuidados técnicos e limpeza das feridas; falou sobre irrigação e seu processo de cicatrização. Tecnologia: cobertura para prevenção (hidrocolóides, até 7 dias); falou sobre os filmes tranparentes (FOALITE); falou sobre os cremes barreiras. Tratamentos: falou dos cuidados para não perder a temperatura das feridas (como?, tempo? Na média, 7 dias, 14 dias para queimaduras); falou sobre granulados; tela de silicone (até 14 dias com troca de 72 horas); falou da gaze de Rayou Pielsana; hidrogeis; falou sobre alginato de cálcio e sódio; falou sobre Aquacel sem prata; Aquacel FOAM sem prata; falou sobre as formas de uso; falou sobre PHMB + prata; Aquacel AG + Extra; falou dos benefícios da tecnologia, deu como exemplo quando o paciente diz: "tirou a dor com a mão"; apresentou e falou sobre vários exemplos de úlcera infectada; falou da terapia compreensiva X terapia contensiva com relação à bota diurna; falou sobre curativo por pressão "AVELLE"; falou sobre Saf Gel, com estudo de caso; apresentou estudos de custos. Ao fim, informou sobre sua exposição, que se encontrava nas pastas.

5 FRANCISCO FRAGA - representante técnico da ConvaTec

O Sr. Francisco apresentou várias lâminas sobre o ressarcimento pelo SUS no tratamento de feridas. Disse da importância de os municípios ficarem atentos quanto à atenção básica, média e de alta complexidade quanto ao ressarcimento. Falou sobre a história do SIA/SUS, com origem em 1994, e do DATASUS, com origem em 1991, este o departamento de informação do SUS. Disse que 3% da população tem lesões e esses 3% procuram os postos de atendimento. Falou dos critérios usados pelo SUS para ressarcimento. SIGPAGE/SUS - nesse sistema se encontram os pagamentos do SUS. Disse que o SUS paga a consulta de enfermagem e nutricionista. Sugeriu ver no site os pagamentos dos seus municípios. Após, agradeceu e colocou-se à disposição, informando o seu contato no RS (051-998-980-324).

Após, foi servido o coffee break. Aproveitamos para cumprimentar a todos os que trabalharam para a efetivação desse encontro, especialmente pelo alto nível das informações trazidas pelos palestrantes. Agradecemos pelo convite.

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST