logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

Dicas para minimizar odores e gases da ostomia

É natural preocupar-se com odores e gases após a estomia. Examine alguns produtos e rotinas para minimizar odores e gases da ostomia.

Aprenda a reduzir os odores e gases da ostomia

Uma de suas primeiras preocupações após a cirurgia de ostomia poderá ser a presença de gases e odores desagradáveis. A boa notícia é que a tecnologia avançada de bolsas e algumas rotinas simples podem ser combinadas para ajudá-lo a minimizar odores e gases.

Odores da estomia

As bolsas de estomia mais avançadas hoje disponíveis são feitas com filme de barreira contra odores. Isso mantém o odor retido dentro da bolsa. Você deve percebê-lo apenas quando estiver esvaziando ou trocando a bolsa. Se houver odor em qualquer outro momento, verifique se há vazamento na vedação da bolsa.

Aqui estão mais algumas maneiras de evitar odores:

● Esvazie a bolsa quando estiver de um terço à metade. Para muitas pessoas, isso significa uma a três vezes ao dia.
● A melhor hora para trocar o sistema de bolsas é de manhã, antes de comer ou beber.
● Esvaziar ou trocar a bolsa regularmente pode ajudar a reduzir o risco de vazamento. Também pode ajudar a evitar uma protuberância se a bolsa estiver muito cheia.
● Sua dieta também pode afetar o odor de sua evacuação. Portanto, certifique-se de desenvolver hábitos alimentares saudáveis.

Gás da estomia

Se você fez uma colostomia ou ileostomia, pode ter notado gás em sua bolsa, o que acontece quando o intestino começa a funcionar após a cirurgia. A quantidade de gás varia. No entanto, se você sempre teve gases em excesso, provavelmente ainda os terá após a cirurgia, mas em sua bolsa.

O gás pode ser causado pelos alimentos que você ingere. Também pode ser o resultado da ingestão de ar. Consumir bebidas carbonatadas, fumar, mascar chicletes e mastigar com a boca aberta podem aumentar a quantidade de ar que você engole.

● Se você estiver preocupado com o gás, pode usar uma bolsa com filtro.
● O filtro deixa o gás sair da bolsa, mas não o odor.
● Ele também minimiza o acúmulo de gás, de modo que a bolsa não infle como um balão.
● Os filtros funcionam melhor com uma evacuação mais formada, mas podem ser usados com outras consistências de eliminação do estoma.

Uma palavra sobre medicamentos

Alguns medicamentos ou suplementos nutricionais podem tornar a boa higiene um pouco mais desafiadora. Podem alterar a cor, o odor ou a consistência da evacuação. Para pessoas com colostomias ou ileostomias, mesmo medicamentos que não exigem prescrição médica, como antiácidos, podem causar prisão de ventre ou diarreia. Fale sempre com o seu profissional de saúde ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento ou suplemento.

Fonte: Tips for Minimizing Ostomy Odors and Gas. Acesso em 22 Junho 2022.
Tradução: Rogério Gonzalez Fernandes (pela FEGEST).

 

 

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST