logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

CUIDADOS COM A UROSTOMIA

Familiarizando-se com a urostomia, você poderá ter dúvidas sobre os seus cuidados. Trazemos aqui vários conselhos práticos de experiências de outras pessoas, mas lembre-se de que todos são diferentes. Portanto, não existe uma solução que sirva a absolutamente todos, apenas dicas e ideias para você experimentar.

Esvaziar e trocar a bolsa coletora

Você receberá instruções sobre como trocar e esvaziar seu sistema de bolsas coletoras antes de sair do hospital. Não é necessário usar itens que tenham sido esterilizados. Por exemplo, é possível usar lenços descartáveis, toalhas de papel ou papel higiênico para limpar ao redor da área do estoma em vez de usar compressas de gaze descartáveis estéreis.

Como esvaziar a bolsa

A bolsa de urostomia possui uma válvula de drenagem na parte inferior para esvaziá-la quando necessário. Como as bactérias crescem rapidamente na urina, é importante esvaziar a bolsa com frequência, em horários regulares. Excesso de urina também pode danificar a vedação da bolsa. Recomenda-se esvaziar sua bolsa quando atingir cerca de 1/3 a 1/2 de sua capacidade.

Durante o dia, a maioria das pessoas precisa esvaziar a bolsa com a mesma frequência que costumava ir ao banheiro antes de fazer a urostomia ou antes de ter algum problema de bexiga (isso pode ser a cada 2 a 4 horas para muitas pessoas ou mais frequentemente se o consumo de líquidos for maior). As crianças podem precisar esvaziar as bolsas com mais frequência, pois as suas são menores.

Siga estes passos:

• Sente-se no vaso sanitário o mais para trás que puder.
Ÿ• Coloque uma pequena tira de papel higiênico no vaso sanitário para reduzir os respingos.
Ÿ• Segure o fundo da bolsa para cima e abra a válvula.
Ÿ• Esvazie suavemente o conteúdo diretamente no vaso sanitário. Você pode colocar um pouco de papel higiênico no vaso sanitário primeiro para ajudar a evitar respingos, se necessário.
Ÿ• Feche a válvula.
Ÿ• Seque a extremidade da válvula com uma toalha de papel.

À noite, um tubo flexível pode ser conectado à válvula de drenagem da bolsa. Isso permite que a urina flua para uma bolsa ou garrafa de drenagem maior ao lado da cama enquanto você dorme. Muitas pessoas acham que uma unidade de drenagem localizada ao lado de sua cama é melhor do que ter que se levantar à noite para esvaziar a bolsa.

Troca da bolsa

Existem diferentes sistemas de bolsas coletoras dependendo do período de utilização. Algumas são trocadas todos os dias, outras a cada três dias e algumas uma vez por semana, dependendo do tipo de bolsa escolhida.

Sua bolsa deve ser trocada em um horário que se encaixe na sua rotina. Além disso, é melhor ter um cronograma de troca definido para que não haja complicações. Em outras palavras, não espere um vazamento de urina para trocar a bolsa. Pode ser mais fácil trocar a bolsa pela manhã, antes de comer ou beber qualquer coisa. Se esse não for o melhor momento para você, tente esperar pelo menos uma a duas horas depois de ter consumido líquidos para que a urina não atinja sua pele e equipamentos enquanto você troca a bolsa.

Você precisará descobrir a melhor posição para colocar a bolsa, seja sentado, em pé ou deitado. A posição que você usa deve ser aquela que permite que você veja seu estoma e a mais fácil para quando você trocar a bolsa. Algumas pessoas ficam na frente do vaso sanitário para que as gotas de urina do estoma caiam no vaso sanitário. Ao trocar a bolsa sentado em uma cadeira de rodas, é útil deslizar as nádegas em direção à frente da cadeira e inclinar-se levemente. Um espelho pode ajudá-lo a centrar a bolsa no estoma.

Antes de trocar sua bolsa, lave bem as mãos e coloque todos os seus suprimentos em uma superfície limpa. A limpeza das bolsas reduz as chances de germes (bactérias) chegarem ao sistema urinário. As bactérias podem se multiplicar rapidamente até mesmo na menor gota de urina. Esses germes podem viajar pelos ureteres e causar uma infecção nos rins. As bactérias também podem fazer com que a urina seja muito malcheirosa. Algumas pessoas acham útil usar papel higiênico enrolado, toalhas de papel ou tampões para absorver a urina que escorre do estoma.

Não há necessidade de usar material estéril (o estoma e a pele ao redor estão limpos, mas não estéreis). No entanto, manter todos os seus equipamentos limpos e organizados economizará tempo e recursos. É recomendável que você tenha sempre pelo menos duas bolsas, uma no corpo e outra pronta para substituir a que você usa.

A troca da bolsa pode levar até 30 minutos no começo, mas com o tempo e a prática você pode trocá-la mais rapidamente.

Fatores que podem afetar a vedação do sistema coletor

O sistema de bolsa coletora deve aderir à pele e é importante trocar a bolsa antes que ela se solte ou vaze. A quantidade de tempo que uma bolsa permanece selada à pele depende de muitos fatores, incluindo ajuste adequado, clima, condição da pele, cicatrizes, mudanças de peso, dieta, atividade e a forma do seu corpo na área do estoma.

Aqui estão outros fatores que podem afetar o tempo que a bolsa adere:

Ÿ• A transpiração reduzirá o número de dias que você pode usar uma bolsa. O calor do corpo, combinado com a temperatura ambiente, fará com que as barreiras da pele se soltem mais rápido do que o normal.
Ÿ• A pele oleosa e molhada reduz o tempo de uso
Ÿ• Mudanças no peso também afetarão por quanto tempo você pode usar uma bolsa. O peso que você ganha ou perde após a cirurgia de urostomia pode alterar a forma do seu abdome, o que pode exigir um sistema completamente diferente.
Ÿ• As atividades físicas podem afetar o tempo de uso de uma aplicação. Natação, esportes vigorosos ou qualquer coisa que faça você suar podem reduzir o tempo de uso da aplicação.

Proteção da pele ao redor do estoma

A pele ao redor do estoma deve sempre se parecer com a pele do resto do abdome. No entanto, os resíduos que saem da urostomia podem causar sensibilidade ou dor nessa área. À medida que você fica mais forte e mais experiente no manuseio do seu equipamento, a irritação da pele pode se tornar um problema menor a ser evitado. Aqui estão algumas maneiras de ajudar a manter sua pele saudável:

Use o tamanho apropriado de bolsa e abertura da barreira da pele. Uma abertura muito pequena pode cortar ou ferir o estoma e fazer com que ele inche. Se a abertura for muito grande, detritos podem entrar em contato com a pele e possivelmente irritá-la. Em ambos os casos, substitua a bolsa ou a barreira de pele por uma que se ajuste bem a você.

Troque o sistema de bolsa coletora regularmente para evitar vazamentos e irritação da pele. É importante ter um horário definido para trocar sua bolsa. Não espere por vazamentos ou outros sinais de problemas, como coceira e queimação.

Tome cuidado ao remover o sistema de bolsa coletora da pele e não o remova mais de uma vez por dia, a menos que tenha ocorrido algum problema. Retire a barreira da pele separando suavemente a pele da barreira adesiva em vez de puxar a barreira da pele.

Limpe a pele ao redor do estoma com água. Isso pode ser feito no chuveiro ou na banheira. Seque a pele antes de colocar a barreira de pele ou bolsa.

Esteja atento a sensibilidades e alergias ao material do adesivo de barreira da pele, fita adesiva ou bolsa. Estes podem surgir semanas, meses ou até anos após o uso de um produto, pois o corpo pode ficar gradualmente sensibilizado. Se sua pele estiver irritada apenas onde a bolsa plástica toca sua pele, você pode cobrí-la ou tentar outra marca. Um (a) enfermeiro (a) estomaterapeuta pode oferecer sugestões, se necessário. Os fabricantes de produtos de ostomia têm capas para bolsas, ou você pode fazer as suas próprias. Você pode precisar experimentar produtos diferentes para ver como sua pele reage.

Pelos debaixo da bolsa

O excesso de pelos ao redor do estoma pode fazer com que a barreira da pele não adira bem e cause dor quando for removida. Tirar os pelos com um barbeador ou apará-los com tesoura é útil nesses casos. Ao fazer isso, muito cuidado deve ser sempre tomado. Recomenda-se que você depile a seco a pele ao redor do estoma com um pó de estoma, pois sabonetes e cremes de barbear contêm hidratantes e óleos que podem fazer com que a barreira da pele não adira. Após o fazer isso, enxágue e seque bem a pele antes de aplicar a bolsa.

Manchas de sangue no estoma

Manchas de sangue não devem alarmá-lo. Pode haver um pequeno sangramento ao limpar ao redor do estoma ao trocar a bolsa ou a barreira da pele. Os vasos sanguíneos nos tecidos do estoma são muito delicados na superfície e podem sangrar facilmente. O sangramento geralmente desaparece depressa. Caso contrário, contate um profissional de ostomia.

Restrições alimentares

É importante saber que a cirurgia de urostomia não altera a função renal e que o trato urinário e o trato digestivo são sistemas separados. A cirurgia de urostomia geralmente não envolve nenhuma restrição alimentar. No entanto, se houver danos nos rins, seu médico pode pedir que você observe sua ingestão de proteínas e sal. Às vezes, alimentos e medicamentos podem causar odor de urina ou alterar a cor da urina.

O equilíbrio do pH na urina também pode mudar e pode ser verificado pelo seu médico. O pH da urina é uma medida de quão ácida ou alcalina ela é. É importante conhecer o pH da urina.

Ÿ• Quando o corpo usa o alimento que você come, ele produz um resíduo mineral chamado cinza que pode ser ácido ou básico (alcalino) dependendo do tipo de alimento. A maioria das frutas e vegetais produzem cinzas alcalinizadas e tendem a alcalinizar a urina. Carnes e grãos geralmente produzem uma cinza ácida.
Ÿ• Salvo indicação em contrário, a urina deve ser mantida em estado ácido.
Ÿ• Beba suco de cranberry em vez de laranja ou outros sucos cítricos (que tendem a tornar a urina mais alcalina) e tome vitamina C diariamente (consulte seu médico primeiro). Alguns dos alimentos de cinzas ácidas são: a maioria das carnes, pães e cereais, queijo, milho, cranberries, ovos, macarrão, nozes, massas, ameixas, peixes e aves.
Ÿ• Os cristais urinários no estoma ou na pele são causados pela urina alcalina. Os cristais parecem partículas brancas e arenosas que podem causar irritação ou sangramento do estoma. A limpeza adequada, manter a urina ácida e ajustar cuidadosamente a barreira da pele ajudarão a prevenir os cristais urinários.
Ÿ• Para ajudar a reduzir os cristais urinários, você pode preparar uma compressa de vinagre e aplicá-la no estoma por vários minutos ao trocar a bolsa. Use um pano ou uma toalha de banho pequena para mergulhá-lo em uma mistura de partes iguais de vinagre branco e água e, em seguida, aplique o pano úmido no estoma.

Banho

Você pode tomar banho de chuveiro ou de imersão com ou sem a bolsa. Se você não usar uma bolsa, lembre-se de que ainda pode estar drenando urina no chuveiro ou na banheira. É melhor usar apenas água ao lavar a pele ao redor do estoma. No caso de usar sabão, certifique-se de enxaguar bem a pele com água. O sabão não irritará o estoma, mas pode interferir na viscosidade da barreira da pele. Não use óleo de banho ao redor do estoma, pois pode dificultar a aderência da bolsa.

Se você tomar banho sem a bolsa, certifique-se de que sua pele esteja fria e seca antes de colocar a bolsa novamente. Caso contrário, o calor de uma banheira de hidromassagem ou chuveiro pode manter a pele quente e causar sudorese sob a barreira, impedindo uma vedação estanque.

Quando chamar o médico

O médico ou enfermeiro (a) de ostomia deve ser chamado se você tiver:

Ÿ• Um corte ou lesão no estoma.
Ÿ• Muito sangramento na abertura do estoma (ou se você encontrar repetidamente sangramento moderado na bolsa ao esvaziá-la).
Ÿ• Sangramento onde o estoma encontra a pele.
Ÿ• Irritação grave da pele ou úlceras profundas (feridas).
Ÿ• Uma mudança incomum no tamanho ou cor do seu estoma.
Ÿ• Febre ou cheiro forte de urina que possa ser um sinal de infecção renal.

Fonte: Cuidados de una urostomía. Disponível na URL <>. Acesso em 07 fev. 2022.
Tradução e adaptação: Rogério Gonzalez Fernandes (pela FEGEST).

 

 

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST