logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

 
Foto tirada da Internet
 

A Beleza e a Estomia: Saúde Total da Pele

Dicas de beleza para hidratar a pele vivendo com uma ileostomia

Por Ellyn Mantel

Como uma autodeclarada viciada em maquiagem e cuidados com a pele, acredito fortemente que uma boa aparência está muito relacionada a se sentir bem. Na verdade, maquiagem e atenção à minha pele me ajudaram a superar os anos de sofrimento que levaram à minha final ileostomia há quatro anos. Ao refletir, lembro-me de pedir ao meu marido para procurar brilho labial em minha bolsa ao me visitar no hospital quando eu estava com peritonite, assim que fui trazida ao meu quarto após cirurgias e coisas do gênero. Assim que me senti bem o suficiente para andar pela minha casa, eu estava aplicando minha rotina de cuidados com a pele e blush, assim todos saberam que eu estava lutando para voltar ao normal. Minha mala, sempre pronta para outra cirurgia, continha meu estoque da cor de lábio perfeita para iluminar meu rosto pálido para as visitas, incluindo meus médicos fazendo rondas matinais. Em algum lugar ao longo do caminho, reconheci que minha capacidade de me curar tinha muito a ver com o sorriso colorido que eu podia colocar no meu rosto!

Acredito que, embora nós, pessoas vivendo com uma estomia, possamos levar uma vida muito plena e gratificante, algumas coisas exigirão um pouco de atenção extra, e a melhor aparência pode ser uma dessas áreas. Com isso em mente, estou planejando contribuir com informações sobre beleza e moda, e nomeei meu blog/post/coluna Beauty and the Ostomy (“Beleza e a Estomia”)! Procure-o na próxima revista Phoenix Ostomy. No nosso caso, a estomia não é “a fera”, mas a bela encarnação do nosso corpo para curar a si mesmo e ao nosso espírito, e nossa apreciação de nossos estomas se compara à apreciação de Bela por sua Fera!

O que uma estomia faz ao nosso sistema que afeta nossa aparência facial, você pode estar se perguntando? Acredito que nossa perda de líquidos, principalmente para os ileostomizados, seja grande, então precisamos falar sobre umidade e hidratação. Embora eu esteja sempre procurando novos produtos para rejuvenescer e melhorar a pele envelhecida, estou muito ciente de que todas as pessoas estomizadas precisam estar atentas a como obter a umidade e a hidratação necessárias na pele, independentemente da idade.

Desde a infância, minha pele sempre foi mais para o seco, e aceitei essa realidade na idade adulta. Mas uma esteticista muito querida me informou que, com o tratamento adequado, eu poderia ter uma pele muito mais saudável, já que a pele que retém a umidade tem mais chances de combater doenças. O brilho da pele saudável revela uma tela pronta para ser pintada ou apenas admirada por si mesma. Seja isso válido ou não, fiquei decidida a fazer algumas mudanças importantes e realmente acredito que um bom cuidado com a pele produz resultados, e isso é maravilhoso!

Como absorvemos essa unidade tão valiosa e às vezes inesquecível?

Como qualquer coisa que valha a pena fazer, existem etapas para absorver a umidade. Primeiro, devemos beber muitos líquidos, principalmente água. Muitas bebidas não adicionam hidratação e podem até remover a hidratação de nossos corpos. Alguns acreditam que café, chá e refrigerantes são os culpados. Acredito, no entanto, que com moderação, eles podem ser consumidos, desde que muita água seja adicionada à dieta diária. Adoro água quente, com ou sem limão, e bebo o dia todo, junto com água fria, com ou sem limão. O Diet & Nutrition Guide (“Guia de Dieta e Nutrição”) da UOAA (United Ostomy Associations of America) tem até receitas de bebidas de hidratação e mais informações específicas para pessoas estomizadas. Você pode ter interesse em saber que a fadiga é diminuída, especialmente ao meio-dia, bebendo água, em vez de algo que engorda.

Ao cuidar da pele, pessoas estomizadas devem usar um produto para limpeza de pele suave na maioria das noites, mas 2-3 vezes por semana, um esfoliante é um ótimo complemento para a rotina. O esfoliante pode ser químico (vitamina C ou ácidos) ou natural, como granulado ou farináceo. A pele vai brilhar e a nova pele macia vai deixar você saber que sua pele está pronta para receber umidade!

Os séruns são um veículo de início do tratamento para a pele, e podem adicionar vitaminas, minerais, ácidos úteis etc. Cada dia leio mais e mais sobre a adição de séruns aos regimes de beleza e, como são leves e fáceis de aplicar, eu os uso de manhã e à noite.

Em seguida, precisamos usar produtos hidratantes, e há uma infinidade de opções para escolher. As loções são leves e maravilhosas para a pele mais jovem, que requer menos hidratação e pode estar produzindo óleos muito necessários, enquanto os cremes são recomendados para a pele com mais idade.

Por fim, protetor solar todos os dias e, a propósito, protetor solar, mesmo quando estiver nublado! Os debates continuam sobre qual é o número apropriado de FPS (Fator de Proteção Solar), mas minhas fontes me dizem que 30-70 é o melhor, levando em consideração que menos de 30 não vale o produto, e qualquer número maior que 70 está apenas carregando em mais produtos químicos. E se ficarmos no sol por um longo período de tempo, devemos reaplicar ao longo do dia. Certifique-se de lavar o protetor solar e toda a maquiagem antes de dormir, aplique creme noturno para uma hidratação ideal… e deixe sua pele respirar e se reconstruir durante o sono!

(Nota do Editor: problemas de pele periestomal são uma questão totalmente diferente, fora dos propósitos de rotinas de beleza e críticos para o bem-estar médico; busque informações sobre esse tópico.)

Fonte: SKIN HYDRATION BEAUTY TIPS FOR LIVING WITH AN ILEOSTOMY. Acesso em 03 maio/2022.
Tradução e adaptação: Rogério Gonzalez Fernandes (pela FEGEST).

 

 

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST