logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

5 Preocupações Comuns sobre Intimidade - e o que fazer a respeito

É natural se sentir estressado (a) com possíveis problemas de relacionamento relacionados a sua estomia. Examine aqui preocupações comuns sobre relacionamentos novos e já existentes e como relaxar suas inquietações.

Obtenha ajuda com questões de intimidade a cirurgia de estomia

E se meu (minha) parceiro (a) me olhar de modo diferente ou talvez até me rejeitar de alguma forma? Como a bolsa afetará minha vida sexual? Como faço para abordar novos relacionamentos?

Essas e muitas outras perguntas refletem as preocupações que muitas pessoas têm sobre a intimidade após a cirurgia de estomia. A boa notícia é que você pode ter uma vida amorosa saudável ou, se já estiver em um relacionamento, um estilo de vida que você e seu (sua) parceiro (a) apreciem. Você só precisa ser proativo (a) e se comunicar.

Aqui estão algumas preocupações comuns e sugestões que podem ajudar.

Estou preocupado sobre quando devo contar a respeito do meu estoma a alguém que estou namorando.

Enquanto você estiver totalmente vestido (a), ninguém precisará saber que você fez ileostomia, colostomia ou cirurgia de urostomia. Você pode decidir se deseja compartilhar essas informações. No entanto, se você estiver planejando ficar íntimo (a) e tirar suas roupas, a bolsa não poderá ser ignorada.

Ok, então como faço para lidar com novos relacionamentos íntimos?

Depois de antever que as coisas ficarão sérias, converse antes de começar maiores aproximações físicas. Comece ensaiando uma breve explicação para você mesmo (a) ou para um (a) amigo (a). Examine sua doença ou acidente. Explique a cirurgia e por que você precisa usar uma bolsa. Depois de praticar como falar sobre sua situação, será mais fácil com um (a) novo (a) parceiro (a).

Meu (minha) parceiro (a) e eu estamos preocupados com o impacto em nossas vidas sexuais.

Se você está em um relacionamento sério, envolva seu (sua) parceiro (a) assim que souber que precisa de uma cirurgia de estomia. Depois de fazer isso, o assunto sexo provavelmente aparecerá. É por isso que é importante que vocês dois falem com seu (sua) cirurgião (ã) ou enfermeira (o) especialista sobre como sua cirurgia em particular terá ou não impacto em sua vida sexual. Muitos casais dizem que compartilhar essa experiência na verdade os aproxima.

Estou preocupado (a) que as mudanças na bolsa assustem meu (minha) parceiro (a).

Parte do envolvimento do (a) seu (sua) parceiro (a) desde o início é fazê-lo (a) ver a bolsa trocada no hospital. O simples ato de ver o estoma ajuda a minimizar preocupações. Fazer trocas de bolsas enquanto um profissional de saúde está lá para responder a perguntas pode ajudar a colocar vocês dois à vontade. Para muitas pessoas, a realidade de um estoma é muito menos chocante do que sua expectativa.

Estou preocupado (a) em não ser capaz de fazer sexo por um tempo.

A recuperação de uma operação importante leva tempo. Muitas pessoas que se submeteram à cirurgia de estoma apresentaram primeiro uma condição debilitante, que retarda o processo de recuperação. Não espere retomar sua vida sexual assim que chegar em casa. Converse com seu (sua) profissional de saúde sobre quando você pode retomar a atividade sexual. Não há hora definida e cada casal terá um nível de conforto diferente.

Fonte: 5 Common Intimacy Concerns – And What to Do About Them.

Tradução: Rogério Gonzalez Fernandes (pela FEGEST).

 

 

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST