logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

Médicos apontam os 5 conselhos mais importantes para evitar o câncer

Alguns hábitos, como o tabagismo, são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer. Saiba o que você pode fazer para prevenir a doença.

João Vítor Reis

O Instituto Nacional do Câncer estima 700 mil novos diagnósticos de tumores em 2023. As causas costumam ser multifatorais, a doença pode estar ligada tanto a características genéticas como a hábitos de vida.

Os oncologistas têm repetido, há algumas décadas, que os cânceres são uma série de doenças diferentes que possuem em comum o fato de desenvolverem um tumor maligno. Até aqui, ao menos 200 tipos diferentes de câncer já foram descritos.

“Apesar das causas variarem e cada paciente ter um histórico de saúde específico, as pesquisas já relacionaram alguns hábitos de vida como fatores de maior risco para o desenvolvimento de cânceres”, comenta e oncologista Janyara Teixeira, da Oncologia D´Ór.

Entre os principais fatores de risco mapeados estão sedentarismo, tabagismo, alimentação de baixa qualidade, obesidade, uso de bebidas alcoólicas e exposição solar inadequada.

O contexto ambiental, como estar exposto a agrotóxicos e inseticidas, também está associado ao desenvolvimento de alguns tipos de tumores.

Com ajuda dos especialistas Janyara Teixeira e Anderson Silvestrini, da Oncologia D´Ór, o Metrópoles montou uma lista dos melhores conselhos para evitar o câncer. Confira!

1. Não fumar

O oncologista Anderson Silvestrini explica que 30% das mortes provocadas pelo câncer estão ligadas ao fumo. Logo, um dos conselhos mais importantes é abandonar o cigarro.

2. Buscar uma alimentação saudável

Os médicos destacam a importância de manter uma alimentação balanceada para evitar o câncer. Janyara Teixeira lembra a importância de comer frutas e legumes e evitar o consumo de carnes processadas, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela e peito de peru defumado.

3. Manter o peso adequado

A obesidade pode aumentar as chances do desenvolvimento de tumores. “É importante manter o peso dentro dos limites recomendados de Índice de Massa Corporal (IMC). O limite considerado saudável para adultos é IMC de 18,5 a 24,9 kg/m²”, explica Janyara.

Silvestrini pontua que as atividades físicas auxiliam na regulação do peso e mantêm o corpo funcionando de maneira eficiente, portanto também são aliadas na prevenção de tumores.

4. Usar filtro solar

O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil. “Usar protetor solar e evitar a exposição ao sol nas horas de maior incidência diminui o risco do câncer melanoma e não-melanoma”, afirma Silvestrini.

Além do filtro solar, também é recomendado usar chapéu, camisa de manga longa e ficar debaixo de barracas quando estiver em locais de incidência direta.

5. Faça exames de rastreamento

Em um cenário no qual a incidência do câncer vem aumentando por causa do envelhecimento da população, o rastreamento é outro ponto importante.

Segundo os médicos, ele funciona como uma espécie de prevenção secundária, permitindo que os tumores sejam detectados em estágio inicial, o que possibilita maiores opções de tratamento.

  • O exame ginecológico papanicolau consegue encontrar inflamações no colo do útero, que podem ser tratadas antes do câncer se desenvolver;
  • A mamografia, quando feita a partir dos 40 a cada um ou dois anos, diminui em cerca de 20% a chance do indivíduo morrer por câncer de mama;
  • A colonoscopia, se feito periodicamente, diminui a chance de morte por câncer de intestino entre 20 e 30%.

Fonte

Reis, João Vítor. Médicos apontam os 5 conselhos mais importantes para evitar o câncer in Metrópoles. Acesso em 03 jan. 2023.

 

 

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST