logotipo_fegest
Apoiadores
Sobre
Diretoria
Prevenção
Perguntas
Novidades
Guia do Estomizado
Links
Contato

 

8 PRINCIPAIS SINAIS QUE A SUA PELE PERISTOMAL ESTÁ IRRITADA OU DANIFICADA
Foto da Internet
 

APRENDA A PERCEBER A IRRITAÇÃO E O DANO À PELE PERISTOMAL.

Após sua cirurgia de ostomia, a sua equipe cuidadora provavelmente terá lhe ensinado como cuidar de sua pele peristomal e como ela deve ficar quando está saudável.

Idealmente, deve estar intacta, sem irritação, erupção cutânea ou vermelhidão. A pele ao redor do seu estoma deve se parecer com a pele do outro lado do abdômen ou de qualquer outro lugar do corpo, sem vermelhidão, irritação ou danos. Pele saudável deve ser a regra, não a exceção.

No entanto, se a sua pele peristomal estiver irritada ou danificada, poderá haver alguns sinais de uma complicação da pele peristomal (CPP), tais como:

1) Desconforto, coceira, dor ou mesmo dor ao redor do estoma.
2) Vazamento recorrente sob o sistema de bolsa ou barreira da pele.
3) Sangramento excessivo do seu estoma - é normal que o seu estoma sofra um leve sangramento depois de lavado, mas o sangramento deve cessar rapidamente.
4) Uma protuberância na pele ao redor do seu estoma.
5) A cor da pele muda de rosa ou vermelho normal para pálido, roxo azulado ou preto.
6) Uma erupção ao redor do estoma, que seja vermelha ou vermelha com inchaços - isso pode ser devido a uma infecção ou sensibilidade na pele ou até mesmo vazamento.
7) Verrugas parecidas com espinhas ou bolhas sob a barreira da pele - esse tipo de irritação pode acontecer a qualquer momento, mesmo que você tenha usado o mesmo produto por meses ou anos.
8) Qualquer tipo de ferida ou arranhão na pele peristomal.

COMPLICAÇÕES DA PELE PERISTOMAL DA PELE - CAUSAS POTENCIAIS E O QUE FAZER

Pele peristomal irritada e danificada pode ocorrer por várias razões. Pode ser causada por qualquer coisa, desde um sistema de bolsas mal adaptado a frequentes trocas na barreira da pele, uma reação alérgica a qualquer coisa que entre em contato com a pele, como sabonetes ou produtos usados para preparar a pele peristomal. Alguns estudos relatam que até 75 por cento das pessoas com experiência em ostomia têm CPP*. Embora seja um problema comum, não deve ser ignorado.

Se você tiver algum sinal de CPP, entre em contato com a enfermeira de atendimento ao estoma. Você deve trabalhar com sua equipe de saúde para determinar a causa exata e a solução apropriada.

* Rapp CG, L Richbourg, JM Thorne. Difficulties Experienced by the Ostomate After Hospital Discharge. JWOCN. 2007;34(1):70-79.

As informações fornecidas neste documento não são conselhos médicos e não se destinam a substituir os conselhos do seu médico pessoal ou de outro profissional de saúde. Esta informação não deve ser usada para procurar ajuda em uma emergência médica. Se você tiver uma emergência médica, procure tratamento médico pessoalmente imediatamente.

Fonte: https://www.ostomy.org/top-8-signs-your-peristomal-skin-is-irritated-or-damaged/

Tradução: Rogério Gonzalez Fernandes

 

 

Estatuto da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST