Este é o website da Federação Gaúcha de Estomizados - FEGEST. Esperamos que você possa encontrar neste espaço informações e orientação, seja através do conteúdo de nossas páginas, seja através de contato direto com a Federação, por meio de e-mail, telefone ou visitando nossa sede, localizada em Porto Alegre, na Rua dos Andradas, n°. 1560, sala 2123, 21°. andar, Galeria Malcon, Centro Histórico. Nossa principal preocupação é prestar auxílio a todas as pessoas que têm ou terão um desvio intestinal ou urinário para que tenham melhor qualidade de vida, bem como atuar em várias instâncias para que sejam reconhecidas e asseguradas as necessidades das pessoas estomizadas.

                   
fegest associações
                   

Declaração dos Direitos dos Estomizados

Esta Declaração dos Direitos dos Estomizados apresenta as necessidades especiais desse grupo específico e os cuidados que os estomizados requerem. Estes necessitam receber informações e cuidados que os capacitem a viver uma vida autônoma e independente e participar de todos os processos decisórios. É o objetivo declarado da Associação Internacional de Estomizados(International Ostomy Association/IOA) que essa Declaração de Direitos seja reconhecida em todos os países do mundo.

O estomizado deve:

1. Receber aconselhamento pré-operatório para assegurar que tenha pleno conhecimento dos benefícios da cirurgia e dos fatos essenciais sobre viver com um estoma.
2. Ter um estoma bem feito e bem localizado, com consideração integral e adequada ao conforto do paciente.
3. Receber apoio médico e profissional experiente e cuidados de enfermagem especializada em estomas nos períodos pré e pós-operatório, tanto no hospital como na sua comunidade.
4. Receber apoio e informação para o benefício da família, cuidadores e amigos, a fim de aumentar o entendimento sobre as condições e adaptações que são necessárias para se alcançar um padrão de vida satisfatório com um estoma.
5. Receber informações completas e imparciais sobre todos os fornecimentos e produtos relevantes disponíveis em seu país.
6. Ter acesso irrestrito à variedade de produtos acessíveis para estomia.
7. Receber informações sobre sua Associação Nacional de Estomizados e os serviços e apoio que podem ser oferecidos.
8. Estar protegido de toda e qualquer forma de discriminação.
9. Estar seguro de que toda informação pessoal relacionada à sua cirurgia de estomia será tratada com discrição e confidencialidade para manter sua privacidade; e que nenhuma informação sobre sua condição clínica será divulgada por qualquer pessoa que a possua, para entidades envolvidas com a fabricação, comércio ou distribuição de materiais relacionados à estomia; nem poderá ser divulgada para qualquer pessoa que se beneficiará, direta ou indiretamente, por causa de sua relação com o mercado de produtos de ostomia, sem o consentimento expresso do estomizado.

Emitido pelo Comitê de Coordenação da IOA em junho de 1993.
Revisado em junho de 1997.
Revisado pelo Conselho Mundial em 2004 e 2007.